[box_dark]NÍVEL SONORO[/box_dark]
Testes de carga sonora, estamos ficando viciados neste tipo de teste. Sabemos que nem sempre existe um equilíbrio em Alta performance e Silêncio não é mesmo? Existem FANs no mercado global que oferecem algo em torno de 250 CFM, mas que chegam a deixar o usuário irritadíssimo com seu uso, suportar um ruído acima de 80dBA é algo tremendamente horroroso..
A FAN testada abaixo é a originalmente oferecida no TPC 812 Cooler Master, quanto a sua metodologia, é super simples, nada especial. Seguimos este método em todos os testes de ruído aqui no OverLAB.
Pega-se o decibilímetro, tira-se o nível de carga sonora no ambiente e faz como padrão X, depois em diferentes níveis de rotações afere-se e subtrai-se da marca X, o apresentado afim é o dBA que a FAN oferece.
FAN desligada, ambiente tranquilo, portas e janelas fechadas e com o mínimo possível de interferência de fora. Após 3 ‘tiradas’ de níveis, a média ambiente foi de : 53.7 dBA e este será o nosso ponto de start.
[box_dark]5 VOLTS – 800 RPM MÉDIA[/box_dark]
[box_dark]8 VOLTS – 1100 RPM MÉDIA[/box_dark]
[box_dark]10 VOLTS – 1750 RPM MÉDIA[/box_dark]
[box_dark]12 VOLTS – 2350 RPM MÉDIA[/box_dark]
[box_dark]COMPARAÇÃO GRÁFICA[/box_dark]
O nível de ruído até 1750~2000 RPM é bem cômodo e não oferece nenhum desconforto, abaixo destas rotações a FAN se torna quase inaudível. Em contrapartida quando em rotação mais alta, o ruído já chega a causar certa irritação. O Máximo que atingimos foi de 2450 RPM com 13,1 volts. Em 12 volts na rotação 100% ajustada diretamente pela BIOS a rotação chegou ao máximo de 2350 RPM.
Ao usar o MODO AUTO do controle de FAN o nível de ruído é bem baixo, conforme o gráfico com os resultados das rotações simuladas acima.