[box_dark]COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO[/box_dark]
Não temos muito o que falar ao leitor, afinal os resultados mostram e falam melhor que qualquer palavra ou texto da redação ou deste analista. O máximo que podemos fazer é fazer um resumo dos testes e apresentar nossa conclusão em forma escrita e resumida, o TPC-812 é sensacional ! Além de impressionar e chegar chegando, ele superou qualquer melhor das nossas espectativas ou metas projetadas.
Do começo ! A instalação na plataforma AMD é rápida, simples e prática, bem diferente de outros dissipadores deste porte, mas o que mais ajudou mesmo é o fato das FANs possuirem este novo suporte de encaixe através de guias diretamente nas aletas e sem parafusos. Basta pressionar levemente e pronto, estão livres e o acesso à base é feita folgadamente. Já para o LGA2011 é um pouquinho mais delicado, a pressão dos parafusos são fortes e isto acaba fazendo com que aplique-se um pouco mais de força, mas é feita do mesmo jeito depois de pegar o macete.
O que falar de um dissipador que supera ou se iguala a performance de um sistema de refrigeração líquida (daqueles selados tipo compactos) ? O comparativo foi realizado em cima de um H70 que sofreu modificações, aumentando assim a sua performance, onde certamente se fosse equiparado na prática com um H70 original de fábrica teríamos um empate técnico de desempenho e resultados.
A Cooler Master guardou um pouco de segredo em cima deste dissipador, não comentando muito sobre detalhes e foi feita apenas uma única aparição no mercado global durante a CEBIT 2012 (em janeiro deste ano), depois sumiu como num passe de magia, retornando somente agora. Mas podemos chamar de ‘o Retorno’ não é mesmo?
Sinceramente, eu particularmente não aguardava estes resultados, esperava no mínimo mesmo pelo menos uns 15% a 20% de diferença nas temperaturas, e isto me quebrou literalmente as pernas, afinal o FATOR X aqui e a surpresa foi tamanha que o entusiasmo tomou conta. Não por não acreditar ou confiar nos produtos da Cooler Master, bem pelo contrário, mas sim, em como um sistema de dissipação a ar (que tem seus limites e já trabalha na tolerância 0) poderia superar ou empatar com um sistema líquido? E o X da questão veio em forma soante através dos resultados obtidos.
O Interessante também é que existem uma enorme fatia no mercado de usuários que não curtem e não confiam nada em Watercoolers, seja pelo fato de que a bomba poderia parar e assim causar aquecimento, ou ainda poderia ter algum tipo de vazamento nas mangueiras ou engates e cair líquido (fluído) nos componentes…enfim..são algumas razões que mesmo sendo exageradas, fazem com que esta enorme fatia global de usuários não usem e fiquem longe dos sistemas compactos, mas que infelizmente até então não possuiam um dissipador a altura e que cumprisse com fiabilidade e extrema eficiência ao comparativo do mesmo sistema de refrigeração líquida, isto acabou, o TPC-812 chegou e que ‘chegada’.
Seu valor de mercado é bem próximo dos sistemas de entrada destes WC compactos, tipo o Antec 620 ou o Corsair H50/60, mas sua performance com toda a certeza é melhor e mais eficiente. E por falar em detalhes e comparativos, as aletas do corpo de dissipação térmica são mais expessas, de ótima qualidade, bem como todos os cantinhos , cortes e detalhes, o fabricante buscou deixar este dissipador como uma peça única ou uma versão meio que limitada, afinal, em todos os lados e ângulos que olhamos para o TPC 812 não encontramos sequer detalhe ou algum indício de um produto feito às coxas. Me perdoem a sinceridade, mas não temos como não elogiar mesmo.
A esperança é que o fabricante continue investindo neste segmento e principalmente trazendo outros produtos seguindo a mesma linha tendencional de agregar o sistema de heatpipes com camera a vapor e quem sabe até mesmo uma versão Extreme com um bom Peltier , eles estão no caminho certo e já acertaram no alvo em cheio com apenas uma única ‘flechada’ ! Pedir e sonhar nunca é demais… e este dissipador é como um sonho, que se torna realidade em vias de ser considerado o carro chefe e o Topo de Linha na alta performance em processadores da Cooler Master.
A Tarefa não para aqui. Em outras oportunidades estaremos trazendo ao leitor outros comparativos com outros processadores e certamente estarão ‘deitados’ sob o TPC 812.
Aproveitamos deste momento para reiterar nossos agredecimentos a Cooler Master por terem enviado em primeira-mão a amostra e não pouparem esfoços no suporte com nosso pessoal. Agradecemos a Deus por tudo o que temos recebido e feito.