Home Hardware [review] Dissipador TPC 812 com Vapor Chamber – lançamento Cooler Master

[review] Dissipador TPC 812 com Vapor Chamber – lançamento Cooler Master

por Carlos Xandelly

[box_dark]SISTEMA DE DISSIPAÇÃO TÉRMICA[/box_dark]

Contando com seu poder de arrefecimento em torno de 6 ótimos heatpipes de 6mm de diâmetro cada, como se não fosse o suficiente para lidar com o calor do processador, a Cooler Master utilizou ainda um pequeno sistema de ‘vapor chamber’ – 2 cameras de 19 x 3 mm – que mostraremos seu funcionamento e a explicação logo abaixo:

Vapor Chamber do TPC 812 da Cooler Master somado aos 6 heatpipes lidam com eficácia as mais quentes das plataformas

Estas ‘tiras’ ocas de puro cobre e depois receberam um banho de níquel para evitar a oxidação são ocas em seu interior e seladas. Basicamente o fabricante introduziu depois um líquido de alta densidade e viscosidade de alto campo térmico, seu funcionamento é idêntico aos heatpipes, só que em largura e formatos diferentes, aumentando radicalmente seu campo de atuação. A ilustração abaixo mostra na animação o seu funcionamento.

Este ‘líquido’ que existe dentro das cameras de vapor quando devidamente gelados, se encontram na sua forma líquida, e ficam o mais próximo possível da base do dissipador. Quando esta base esquenta, estas 2 ‘tiras’ fazem a troca de calor e o líquido que existem dentro da vapor chamber se transforma imediatamente em gás e sobe até a extremidade mais alta do seu corpo, neste caso o topo do dissipador, neste caminho que o líquido faz, acaba recebendo o ar que vem da FAN e também a recebe passivamente a troca de calor pelas aletas do corpo de dissipação, o que ocorre então é que imediatamente este líquido que virou gás quando estava mais quente acaba ‘gelando’ ou voltando ao seu estado líquido e desce novamente para próximo da base do dissipador, e faz isto infinitamente fechando um ciclo de dissipação térmica por câmera a vapor.

Em uma visão ‘interna’ os detalhes são muito interessante nesta espécie de combinação de heatpipes com 2 cameras a vapor e as aletas. Percebe-se claramente também que a base do dissipador é ligeiramente mais expessa por onde entram as conexões das cameras que sobem até o fim do topo do TPC 812.

Não entraremos muito em detalhes técnicos pois não é este o objetivo desta análise, para isto podemos utilizar um tópico dentro do fórum ou aqui mesmo nos comentários, o que nos interessa neste momento é saber o quão eficiente é o vapor chamber que foi agregado ao corpo de dissipação juntamente com outros 6 heatpipes no TPC-812. E para isto teremos que colocá-lo em estress total.

Enquanto os testes não são feitos na plataforma, vamos conferir os detalhes demostando a parte superior do TPD-812 e ver como se apresentam estes detalhes quanto a sua parte física e a qualidade da sua construção final. Para isto o primeiro passo é a retirada da tampa superior do dissipador, que é presa por 4 pequenos parafusos.

Logo após a retirada da tampa superior que é de ótima qualidade tanto no acabamento quanto principalmente na sua construção (alumínio para a chapa e uma espécie de plástico nos covers dos terminais dos 6 heatpipes e as 2 capas das cameras a vapor). Retirado esta capa que serve apenas para acabamento ficamos frente a frente com o sistema de dissipação da Cooler Master.

As imagens acima cristalina estão e mostram tanto os 6 heatpipes que transpassam de um lado ao outro das aletas e os 2 corpos das cameras de vapor que finalizam ao topo do dissipador onde por fim recebem a capa de alumínio para acabamento.

Enfim, só nos resta agora é partir para a parte prática do review. Resultados e testes de performance. Onde realmente a verdade vem a tona ! E aqui ficamos logo imaginando, o que resultará de um dissipador deste porte?

Vire a página, e comece a ler e verificar todos os resultados práticos ! A surpresa é a arma do marketing e o fator X é o prazer do usuário, com certeza

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações