[box_dark]PARTICULARIDADES[/box_dark]
Já mudando de enredo sem querer mudar, adentramos um pouco mais para ‘dentro’ do assunto da questão física ou apenas visual. Além de conferirmos juntos detalhes como peso, medidas, base e sistema de dissipação, as próximas páginas estão recheadas com muitos testes e diferentes ângulos de visão e análise. Começamos pela superfície da base do TPC-812. Confeccionada em cobre de alta dureza e baixo nível de carbono (o que lhe dá este aspecto meio claro e de dureza) não tem niquelamento. Embora apresente pequenas ‘ranhuras’ em sua camada, ela no fim não acaba mudando o conceito de qualidade do produto. Poderia sim, sem polida, mas deixaremos estas observações para um futuro teste ou uma nova oportunidade onde poderemos aplicar o nosso método de acetonimento e fazer uma comparação real.
Sobre a questão de instalação , manutenção ou troca da FAN, realmente ficamos muito satisfeitos de verdade, o sistema é 100% prático, funcional, não vibra com o funcionamento, é rápido e muito bem sacado. Isso sem falar que deu um ar de arrojado depois de instalado, se notarem na lateral do molde da FAN, depois de colocado o suporte, ele mais se assemelha a um spoiler. 2 cliques de dedo e ele está totalmente livre, acompanhe a sequência abaixo:
FAN original CM instalada, uma pequena pressão dos dedos nas 2 guias das ranhuras nas aletas o primeiro lado solta-se
leve suavemente para a frente, e espere pelo outro ‘clique’ pronto, a FAN está solta e pode ser substituída ou passar por uma limpeza por exemplo.
Mesmo com o dissipador instalado e em uso na placa-mãe não é necessário soltar parafusos ou qualquer outro método para ter acesso direto na FAN, basta soltar as 2 guias de cada lado e pronto.
Cooler Master ganhou um ponto no meu conceito de inovação. Diferentemente de outros produtos como um V8 onde é necessário retirar parafusos, depois soltar o dissipador e por fim soltar mais outros parafusos para apenas trocar ou limpar uma única FAN. Neste sistema que é usado no TPC-812 o usuário certamente encontrará tamanha facilidade de acesso que a troca por FANs vai ficar rotineira em busca da maior performance possível.
Outro ponto que merece destaque? Simples, por usar este método de presilha ou suporte da FAN, não limitará a sua dimensão, a FAN pode ter desde 10mm até os 45mm, que o mesmo suporte será usado sem nenhum tipo necessário de adaptação. Será que já fizeram isso pensando em nós entusiastas é?
Por falar em Fan, já que ela está livre, apresentamos a CM A12024-24RB-4CP-F1. e mesma FAN que é usada em outros dissipadores deste fabricante, que tem rotação de 800 até 2400 RPM e oferece um pico máximo em torno de 85CFM.
Nas páginas seguitnes testaremos além do nível sonoro a performance e o desempenho em diferentes métodos de uso.