Home Dicas Casa inteligente como montar ou customizar a sua

Casa inteligente como montar ou customizar a sua

por Paulo Fernandes Maciel

Como começar a montar uma casa inteligente

Você já ouviu falar no conceito de “casa inteligente”?  Muito parecidas com o que o desenho animado “Os Jetsons” exibia nos anos 60; as casas inteligentes permitem que toda a parte elétrica da sua casa seja controlada por um controle remoto; que também pode ser o seu celular. Por um aplicativo, você consegue, por exemplo: ligar a televisão, acender ou apagar as luzes e até ligar o ar-condicionado na temperatura que deseja. Incrível, não é?

Casas inteligentes já são realidade no Brasil e no mundo; tendência é que procura por dispositivos inteligentes aumente

Apesar de terem uma presença mais tímida no Brasil – há uma estimativa de que existam cerca de 300 mil no país;

As casas inteligentes, sem dúvida, já são realidade e estão muito presentes em países como Inglaterra, Coreia do Sul, Estados Unidos e China. A expectativa é de que a procura por dispositivos inteligentes; para equipar casas seja cada vez maior com o passar dos anos, visto que as pessoas do mundo inteiro estão aderindo aos eletrodomésticos categorizados como “smart”.

Smart hubs

Mas, afinal, como começar a montar a sua casa inteligente?

casa inteligente

Em primeiro lugar, é necessário que você tenha certeza de que sua internet e seu roteador são potentes para poder lidar com tanta transmissão de informações e dados pela casa inteira. Este é um passo essencial, visto que será pela internet que os eletrodomésticos e eletrônicos se conectarão. Adquirir smart hubs e assistentes virtuais, que são os controles universais para comandar os dispositivos; também faz parte dos primeiros passos. Resolvidas essas questões, é hora de decidir quais tecnologias você comprará.

Smart lock

A maioria das pessoas começa pela segurança da casa, adquirindo uma smart lock – uma fechadura inteligente que abre somente por meio de biometria, senha definida ou por aplicativo. Essas fechaduras podem ser usadas em portas, portões e janelas e podem ser bem mais potentes se você incluir câmeras de segurança inteligentes que se conectam com o seu celular. Existem também detectores de fumaça inteligentes, que mandam sinais de alerta e podem ser monitorados, prevenindo incêndios.

Lâmpadas concetadas via wi-fi

Para que a iluminação da sua casa seja inteligente, é necessário comprar lâmpadas que se conectam por Wi-Fi ou instalar novos módulos dessa conexão nos circuitos elétricos da sua casa, sendo necessário contratar um profissional para isso. Você também pode investir em um smartwatch, que são os relógios inteligentes – alguns modelos já são capazes de se conectar com o celular e de controlar alguns dispositivos de casas automatizadas, como ar-condicionado, televisões e iluminação.

Não se esqueça de também investir em energia solar para valorizar a sua casa inteligente e ainda diminuir os impactos ambientais com o uso de eletrônicos. O mais importante para construir sua casa inteligente, no entanto, é ir aos poucos e escolher bem as marcas e os modelos dos dispositivos que equiparão seu novo lar, garantindo a qualidade de suas funcionalidades.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário