Home Colunas Saiba como reduzir gastos com a ‘nuvem’

Saiba como reduzir gastos com a ‘nuvem’

por Agência Canal Veiculação

Reduzir custos, aumentar produtividade, maior segurança, adaptabilidade às necessidades específicas da empresa. As vantagens do Cloudcomputing são inúmeras e a migração em massa das empresas para o sistema, abrigando os servidores anteriormente físicos na nuvem ou em nuvem híbrida, é uma prova disso – no Brasil, 90% das médias empresas já utiliza no mínimo algum tipo de aplicação da nuvem. Não bastasse tudo isso, novos benefícios são constatados a cada momento e um deles interessa a todo planeta: a Nuvem é verde.

“Quando uma empresa adere ao cloudcomputing ela está colaborando com a sustentabilidade porque economiza energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. O servidor físico exige que a empresa gaste eletricidade não só para deixá-lo ligado como também para todo um sistema de refrigeração. Quando vai para a nuvem, os servidores físicos deixam a empresa e ficam em prédios onde este serviço é especializado, compartilhado e gasta exponencialmente menos. O compartilhamento de documentos na nuvem também reduz muito os custos com impressões”, explica Diego Altheman, Diretor Técnico da ADTsys, empresa que é hoje sinônimo de Cloudcomputing no Brasil.

A afirmação de Altheman é confirmada mundialmente: estudo da Global e-Sustaintability Initiative (GeSI) realizado em 2013 com 11 países comprovou que o uso de serviços de e-mail na nuvem, CRM e groupware eliminam as emissões anuais de 4,5 milhões de toneladas de CO2, volume equivalente às emissões de 1,7 milhões de veículos rodando nas grandes cidades. Esse total também corresponde a 2% da pegada de carbono total da área de TI nos países pesquisados: Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Indonésia, Polônia, Portugal, Reino Unido e Suécia.

“E outro dado interessante detectado pela pesquisa é que só a utilização de serviços multiclientes baseados em nuvem é capaz de reduzir em até 92% o número de servidores instalados internamente nas empresas”, pontua. Ele ressalta, porém, que um ponto importante para que uma empresa migre para nuvem é justamente definir com cautela quem irá prestar este serviço a ela, já que o campo tem chamado cada vez mais atenção no Brasil e com isso surgem muitos aventureiros na área, portanto é preciso estar atento para que o prestador de serviço em Cloud seja realmente especializado.

“A melhor dica para quem quer contratar um serviço e migrar com segurança para o Cloud Computing é conhecer a empresa prestadora, verificando a experiência através da carteira de clientes que ela possui e a metodologia/política de segurança de informações. Além disso, claro, é fundamental existir um compromisso de confidencialidade entre as partes. Aqui na ADTsys trabalhamos desta forma e é este profissionalismo e seriedade, aliados à nossa expertise, que têm feito nossa carteira de clientes crescer acima da média do mercado de maneira contínua.”

Altheman, finaliza acrescentando outros dois benefícios que tem levado um número cada vez maior de empresas e indústrias nacionais a aderir à nuvem ou à nuvem híbrida (sistema no qual a empresa trabalha com alguns servidores físicos e outros em Cloud), a flexibilidade e portabilidade oferecidas pelo sistema.

“A empresa pode alterar a infraestrutura de tecnologia com facilidade e agilidade, se preciso. Os recursos à disposição podem ser aumentados ou diminuídos conforme a necessidade do negócio. E o cliente, por sua vez, pode acessar suas informações de qualquer lugar em que esteja, basta ter acesso à internet.”

História – Reconhecida como sinônimo de qualidade em Cloudcomputing em todo o Brasil e fora dele, a ADTsys é uma das poucas empresas em território nacional que focam 100% em Cloud e não têm vínculos com provedores de data centers e outras empresas de infraestrutura. Desta forma, pode prestar serviços escaláveis e sem viés, ou seja, consegue otimizar resultados para os clientes ao poder utilizar todas as empresas disponíveis de infraestrutura no mercado – entre as quais AWS, Azure, Google, Rackspace.

Fundada em 2010 por dois empreendedores do segmento de tecnologia na cidade de Campinas, desde o inicio adotou como principal diferencial a capacidade de sua equipe técnica em soluções de nuvens. Em 2011 abriu sua unidade de negócios na cidade de São Paulo, neste mesmo ano criou sua unidade de desenvolvimento para soluções Cloud e firmou parceria com a Amazon AWS, ofertando assim soluções mais completas. Em 2012 criou sua estrutura de NOC, o que possibilita orquestrar soluções em diversas plataformas de Cloudcomputing. Em 2013 ampliou seu portfólio, criando soluções de segurança, stress test, gateway de pagamento cloud – o que resultou em entrega completa de serviços em Cloud.

Em 2014, a empresa conquistou a atenção do mercado financeiro e recebeu aporte do DGF Inova, fundo gerido pelo DGF Investimentos que foca em empresas inovadoras e de alto potencial transformador que tenham faturamento de até R$ 16 milhões anuais. “Estamos certos de que a ADTsys é hoje a empresa melhor preparada para dominar o mercado brasileiro de computação em nuvem. Entre as qualidades que nos atraíram na empresa estão o fato de ela ter se pautado pela qualificação de sua própria mão de obra e incremento permanente em seu portfólio de soluções, que vão desde a gestão e a orquestração de cloud computing a stress test e segurança de plataformas em nuvem”, disse na ocasião Patrick Arripol, representante do DGF Inova.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações