Navegador overclockado: Pale Moon, o Firefox otimizado
Há muito tempo atrás, nos tempos de Linux, eu não usava o Firefox. Não, não usava o Konqueror. Nem o Links. Eu usava uma alternativa que não é conhecida por muita gente: O Swiftfox, um Firefox personalizado. Como todos sabem, o Firefox, com exceção dos logos, é um programa totalmente código aberto. E isso permite que qualquer pessoa altere sua composição e crie “seu próprio Firefox”. E alguns desenvolvedores aproveitam isso para lançar versões com alguma vantagem interessante, como o próprio Swiftfox, como também simplesmente usar um navegador com a sua cara, como o Lolifox.
Mas certamente, vocês não estão entendendo onde o “Pale Moon” do título entra nessa história, não é?
Bom, o Swiftfox, meu navegador preferido dos tempos de Linux, tinha como personalizações a retirada de alguns recursos (inúteis) e principalmente as otimizações para SSE (SSE2 e SSE3), para deixar o navegador mais rápido. O Pale Moon segue o mesmo objetivo, mas sendo mais genérico nas otimizações a nível de instruções (otimizado para SSE2, todos os processadores a partir do Pentium4 e o Athlon64 possuem suporte), e atacando forte nas otimizações de recursos. Os talvez utilizáveis, e que foram removidos, são o controle de pais e os recurso de acessibilidade. Se você não faz uso deles, o Pale Moon fica interessante.
O nome “Pale Moon”, numa tradução simples, significa “Lua Pálida”. Talvez o autor goste do Edward ou da Bella, (do filme Crepúsculo e posteriores). Bom, nomes e logos não são muito interessantes. Vamos ver o navegador!
Para baixar o Pale Moon, entre no Site do Pale Moon. Você pode baixar o instalador (recomendável), baixar a versão portable, ou, para quem utilizar CPU’s mais antigos (Pentium III e Athlon XP), utilizar a versão Pale Moon for Athlon XP, que não conta com instruções SSE2, que são incompatíveis com esses CPUs.
Após instalar, você encontrará uma interface idêntica à do Firefox normal, com uma diferença clara: está em inglês. Calma, calma, não criemos pânico! A tradução é fácil e rápida de se instalar:
Primeiro, entre no FTP da Mozilla, e baixe a linguagem referente ao Português do Brasil (pt-BR.xpi). Se o Pale Moon perguntar se o site pode instalar extensões, clique em Allow. Após isso, surgirá uma pop-up perguntando se você deseja instalar a extensão. Clique em Install.
Se você reiniciar o Pale Moon, o idioma permanecerá inglês. A escolha da língua portuguesa pode ocorrer por dois modos: instalando a extensão Locale Switcher, indo em Ferramentas >> Locale Switcher >> Português; ou digitando about:config na barra de endereço, dar Enter, e então, na “página” que abrir, colocar general.useragent.locale . Dê dois cliques nesse valor, e digite pt-BR. Feche a about:config, e reinicie o Pale Moon. Pronto!
Eu notei um ganho de agilidade no navegador no meu netbook (as diferenças de otimização são mais sentidas em máquinas mais modestas), e no desktop ainda não tive tempo de testar. Mas aparentemente o Pale Moon consome menos memória que o Firefox, o que já é algo comemorável. Combinando uso menor de processamento com menor consumo de memória, temos, de fato, um navegador otimizado. E por que não dizer overclockado? rs
Postem suas opiniões e dúvidas sobre o Pale Moon aqui. Experiências (boas ou ruins) são válidas pra comunidade OverBR. Vamos ver se o “browser overclockado” se dá bem ;]
1 comentário
Muito bom, ajudou bastante !