E-commerce deve crescer 25% em 2013 – Especialistas revelam oportunidades de negócios e como montar a sua loja virtual
Estudo recém-divulgado pelo E-BIT informa que o comércio eletrônico no Brasil continua em expansão. Em 2013 o crescimento deve alcançar 25% e faturamento estimado em R$ 28 bilhões. A retomada da economia, aceleração das vendas de dispositivos móveis e a ascensão da Classe C são alguns dos fatores para que o e-commerce apresente um resultado ainda mais forte do que em 2012.
E, com a curva crescente deste mercado, empresas que não estiverem estruturadas vão perder vendas. Confira o que alguns dos principais especialistas sugerem para aproveitar o bom momento com aumento de vendas.
Paulo Martins, co-fundador da Infracommerce – “A empresa que investir em e-commerce hoje tem que ter uma estratégia bem desenhada e, acima de tudo, processos inteligentes e inovadores, que possibilitem a integração total da cadeia do e-commerce. Muitos investidores e empreendedores têm receio de investir em setores que já contam com muitos players, como o de eletrônicos, por exemplo, justamente por não entender que ainda há muito espaço para quem quer operar de maneira escalável, mais especializada”, conclui.
Thiago Sarraf, diretor de e-commerce da Enken – “O sucesso de um e-commerce também passa pela atração de cliques. Com uma concorrência acirrada, quem conseguir desenhar o melhor layout e implantar a mais eficiente ação de SEO, integração com redes sociais e marketing sai na frente. Estruturar uma boa estratégia relacionada a e-mail marketing também gera uma boa margem de conversão”, afirma Sarraf, que também é líder do Comitê de E-commerce da APADi (Associação Paulista das Agências Digitais).
Paulo Cesar Costa, presidente da PH3A – “O crescimento do mercado de e-commerce tem proporcionado o aumento de inovações neste segmento. A integração de serviços é um destes grandes diferenciais que auxiliam o lojista a conseguir agilidade no processo de implantação e de modificações estratégicas de acordo com o mercado”, explica.
Patricia Peck Pinheiro, fundadora do PPP Advogados – “A empresa que pretende entrar no mercado de vendas precisa ficar atenta à questão de segurança na web. E quando falo em segurança, menciono desde o meio de pagamento até o sigilo com informações cadastrais. Outro ponto muito importante é estar atento às regras do Código de Defesa do Consumidor. É possível manter uma boa operação digital com o menor índice possível de reclamações ou retornos negativos do cliente. Para isso, basta deixar as regras do jogo bem claras ao consumidor. Isso pode ser feito ao adotar um Manual de Boas Práticas, por exemplo”, diz Patrícia, que é a maior referência no Direito Digital do país.