1. Escreva uma headline (linha logo abaixo do seu nome) atraente: saiba se diferenciar e crie uma headline realmente única, que prontamente atraia quem lê e visita seu perfil. Fuja do mesmo e se diferencie!
2. Selecione uma foto apropriada: seja o mais cuidadoso que puder e selecione uma imagem profissional, com boa luz e trajes adequados.
3. Liste todo o seu histórico profissional e acadêmico: enalteça e seja o mais específico que puder para destacar os resultados atingidos em suas experiências.
4. Construa um “Sr. resumo” profissional: concisão, objetividade e autoconfiança são elementos chave aqui.
5. Preencha o campo de competências com palavras chave: esta área permite incluir suas habilidades, talentos e atributos chave.
6. Atualize seu status regularmente: lembre-se que, ao final do dia, o que realmente vale no mundo profissional, social e real é sua reputação, credibilidade e confiança. Faça com que seus posts enalteçam tais elementos.
7. Conecte-se a grupos e siga as empresas que te interessam: participe, interaja e acompanhe de perto as corporações que você admira e deseje trabalhar.
8. Colete um bom número de recomendações: são elas que mais saltam aos olhos dos headhunters (caçadores de talentos). Se possível, peça depoimentos especialmente dos profissionais que já lhe lideraram.
9. Crie uma URL personalizada (por exemplo: www.linkedin.com/in/SEUNOME): o Linkedin permite que você customize o link da sua conta. Faça isso e divulgue este endereço em seus materiais de divulgação!
10. Compartilhe seus trabalhos e dons: divulgue apresentações em PowerPoint, teses defendidas, trabalhos apresentados em congressos etc. Tudo isso valorizará sua imagem!
“E lembre-se sempre que a arte do bom networking é saber ser interessante sem ser interesseiro”, finaliza José Ricardo Noronha, autor do recém-lançado “Vendas! Como eu faço?”.