Home Artigos Cisco prepara a indústria para redes “prontas para a digitalização”

Cisco prepara a indústria para redes “prontas para a digitalização”

por Agência Canal Veiculação

Empresa também aperfeiçoa visibilidade de ameaças e capacidades de execução com nova tecnologia de segurança integrada às redes

LAS VEGAS, NV – 12 de julho de 2016 – A Cisco anunciou que irá ajudar engenheiros, desenvolvedores, parceiros e clientes com a mudança monumental na forma como as redes são construídas e geridas: preparando a indústria na transição para redes “prontas para a digitalização”. A Cisco também está construindo sobre a intersecção entre segurança e rede com novas tecnologias projetadas para simplificar a proteção de escritórios filiais e torná-la mais efetiva.

Em março, a Cisco lançou a Digital Network Architecture (Cisco DNA) — uma nova abordagem para redes construídas a partir do zero já para a era digital. Enquanto os clientes têm adotado mobilidade, nuvem, Analytics e a Internet das Coisas (IoT) para digitalizar seus negócios, as equipes de TI têm lutado para lidar com a crescente complexidade, a sofisticação dos ataques de segurança e as expectativas crescentes dos usuários. A Cisco percebeu que as redes tradicionais simplesmente não teriam escala para atender as demandas dos negócios digitais. Uma nova rede era necessária para a era digital, uma rede projetada desde o início para ser flexível, programável e aberta. A Cisco DNA ajuda a TI a atender essas demandas, se deslocando de redes “baseadas em hardware” para as novas redes “guiadas por software”, do manual para o automatizado, do reativo para o adaptativo.

“Com a mobilidade e a nuvem, as organizações precisam enfrentar a expansão do cenário de ameaças, enquanto enfrentam também ataques de segurança cada vez mais sofisticados”, disse Jeff Reed, Vice-Presidente Sênior de Infraestruturas de Rede e Soluções da Cisco. “Com a DNA, a Cisco está reinventando a forma como proteger as redes para a era digital, incorporando capacidades avançadas de segurança em uma única arquitetura de rede. Mas a tecnologia por si só não é suficiente. Estamos também preparando profissionais de TI com novas habilidades, treinando desenvolvedores em rede e ajudando os clientes na jornada em direção às redes “pontas para a digitalização”.

Segurança eficaz começa com a Rede

Usar a rede para elevar a visibilidade de ameaças é um dos principais pontos da Cisco DNA. A Cisco está introduzindo três novas tecnologias que incorporam a segurança na infraestrutura de escritórios filiais para fornecer maior proteção para o negócio:

Umbrella Branch oferece às organizações segurança simples, rápida e completa em suas filiais, colocando-as no controle. Depois de ativar o software no popular roteador Cisco para filiais, o Cisco ISR, a TI pode aplicar a filtragem de conteúdo e bloquear malware, phishing, e callbacks de C2, antes que estas ameaças possam alcançar a rede e mesmo quando os escritórios se conectam diretamente à Internet.

Stealthwatch Learning Networks License podem ser adicionadas à rede Cisco para torná-la um sensor e executor na detecção de ameaças em nível de filial e resposta. O software reside no Cisco ISR 4000 Series e oferece nova tecnologia adaptativa de detecção de anomalias de segurança. A solução analisa dados disponíveis somente nos dispositivos de rede, identificando o tráfego malicioso e protegendo instantaneamente as redes das filiais de ameaças imediatas.

Ferramentas de segurança Meraki MX com AMP e Threat Grid tornam mais simples do que nunca implantar e gerenciar recursos avançados de proteção contra ameaças. A nova solução combina o otimizado gerenciamento em nuvem da Meraki com proteção de ponta contra ameaça, barrando os ataques antes deles entrarem na rede e permitindo aos gestores detectarem, conterem e remediarem uma violação.

Indo além da tecnologia

Para transformar a visão da DNA em realidade, a Cisco está reunindo seu vasto ecossistema global – de clientes e engenheiros a canais parceiros e desenvolvedores – para construir as habilidades necessárias de escala, segurança e inovação necessárias para as redes “prontas para a digitalização”.

  • Rede de engenheiros: A Cisco certificou engenheiros de rede para construir e operar as redes mais sofisticadas do mundo. À medida que as redes se tornam mais automatizadas e conduzidas por software, estes engenheiros devem aperfeiçoar suas habilidades de programação e entregar mais valor para as empresas. A Cisco está atualizando seu portfólio de certificações profissionais para ajudar a preencher esta necessidade crescente – isto inclui uma nova estrutura para o Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE), que está sendo lançada em todas as certificações de nível profissional, juntamente com um novo exame Cisco Network Programmability Engineer Specialist. (Leia este blog para mais detalhes).
  • Desenvolvedores de aplicações: Como as redes têm se tornado mais abertas e programáveis, a comunidade de desenvolvedores se tornará vital para destravar o potencial da Cisco DNA, com uma nova geração de aplicações de rede. A DNA é um elemento-chave do DevNet – a forte comunidade de desenvolvimento da Cisco, com 300 mil participantes. A Cisco realizou um evento de dois dias em Las Vegas pensado para ser um trampolim para os desenvolvedores que desejam compreender as interfaces de programação necessárias para gerenciar os controladores e dispositivos de rede. O evento foi um sucesso e a Cisco planeja lançar eventos similares em todo o mundo ao longo do próximo ano. (Leia este blog para mais detalhes).
  • Canais parceiros: Depois de anos de construção de redes centradas em hardware, os 70 mil canais parceiros da Cisco estão evoluindo para redes gerenciadas por software. Ao longo dos anos, a Cisco e seus parceiros têm evoluído juntos através de numerosas transições de mercado. Agora, a Cisco está ajudando os parceiros a desenvolverem suas práticas em rede, aperfeiçoando habilidades e abrindo oportunidades de negócios em torno de automação, análise e segurança. A Cisco continua a oferecer programas de incentivo aos seus parceiros, projetando novas funções de negócios para software dentro do ecossistema de parceiros já existente e ajudando a acelerar esta transição. (Leia este blog para mais detalhes).

A jornada para as redes “prontas para a digitalização”

A Cisco está ajudando os clientes de TI a transitarem em direção às redes “prontas para a digitalização”, ao introduzir um novo modelo de prontidão de rede. O modelo identifica os elementos-chave desta prontidão da rede: automação, análise, garantia, segurança, nuvem, Internet das Coisas. O modelo se baseia na jornada de um cliente ao longo de cinco fases, com uma nova ferramenta para ajudar os clientes a avaliar sua situação atual, em seguida, as etapas recomendadas para melhor orientar a sua transformação da rede.

A Cisco patrocinou uma pesquisa do IDC que revela que muitos clientes já estão embarcando na viagem em direção às redes “prontas para a digitalização”:

• quatro em cada cinco organizações ainda não alinharam suas estratégias de negócios e de rede;

• aquelas que já alinharam, estão vendo o crescimento da receita dobrar em comparação aos seus pares não alinhados;

• a porcentagem de clientes que pretendem implementar uma rede entregue por software e capacitada para automação irá mais que triplicar nos próximos dois anos, de 13 para 44%.

Informação adicional:

• Blog: Transformando juntos a indústria de rede (Jeff Reed, vice-presidente sênior de Enterprise Infrastructure and Solutions)

• Blog: Chegando a uma Digital Network Architecture (Prashanth Shenoy, diretor sênior de marketing, Enterprise Networking e Mobility)

• Cisco News Release: Cisco fecha “brecha de segurança nas empresas” com novos serviços e soluções integradas baseadas na nuvem

• Parceiros News Release: Néctar revoluciona a experiência da comunicação com a Cisco Digital Network Architecture

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia que tem feito a Internet funcionar desde 1984. Nossas pessoas, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do amanhã. Descubra mais em: https://newsroom.cisco.com/home. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações