A incerteza econômica que atinge o Brasil já traz reflexos desagradáveis para empresas e população. Segundo pesquisa da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 84% dos empresários de regiões de alta economia, como São Paulo e Rio de Janeiro, não devem contratar mais funcionários. Como consequência, após taxas recordes de ocupação nos últimos anos, o mercado de trabalho dá sinais de desaceleração, com perspectiva de desemprego na faixa de 5,4% para 2015, segundo especialistas.
Para enfrentar os problemas e pessimismos do ano que está começando, a internet pode ser uma grande aliada. Há tempos a web deixou de ser apenas um canal de entretenimento, conexão entre amigos e fonte de informação. Atualmente há inúmeras possibilidades de plataformas que auxiliam as pessoas a ganhar dinheiro, seja como renda extra ou fixa.
Separamos algumas plataformas online que dão esse suporte:
1. Empreender: Se você é daquelas pessoas inovadoras, cheias de ideias e precisa de um empurrãozinho para tirar sua startup da papel, o wePinch pode ser a solução. A rede, que chegou ao Brasil em setembro de 2014, tem como objetivo reunir os três pilares no processo de construção de novas empresas e projetos: empreendedores com ideias inovadoras, investidores e bons profissionais. Mesmo com a crise, o mercado de startups continua em alta no país e movimenta só no Brasil cerca de R$ 2 bilhões. No entanto muitos empreendedores ainda sentem dificuldade de encontrar investidores e profissionais qualificados que possam ajudá-los a desenvolver o negócio. A partir dessa dificuldade, somada a experiência como empreendedor, Gonçalo Avillez, junto com sua sócia, Andreia Onofre, criaram o wePinch.
2. Freelancer: Algumas marcas e empresas preferem contratar profissionais frelancers para trabalhos que não estão dentro das operações das empresas, como produção de conteúdos para redes sociais, por exemplo. O freelancer.com é a maior plataforma de outsourcing e crowdsourcing do mundo, e conecta mais de 13 milhões de profissionais independentes. Podem ser colocados projetos através de empregadores ou auxiliar os trabalhadores independentes a conseguir um trabalho como freelancer.
3. Sistema de afiliados: Se você é um blogueiro, e busca rentabilizar seu site, uma solução pode ser trabalhar com a rede de afiliados. Você pode gerar conteúdo patrocinado por alguma marca, ou oferecer um espaço para anunciantes. A zanox é uma agência de afiliação com foco em marketing de performance. Atualmente, conta com uma rede de 30 mil afiliados, que são desde blogueiros, sites de cupons, até donos de mailings para disparo de mail marketing. Cerca de 5 mil afiliados faturam mais de mil reais por mês só com o trabalho em parceria com a agência.