Antes de prosseguir no review, ainda existem uma boa quantidade de usuários que não tem uito conhecimento sobre algumas tecnologias, primeiramente falaremos sobre o NCQ e o TRIM que é costumeiramente informado pelos fabricantes.
Bom, na realidade o TRIM ou o ‘comando TRIM’ que muitos se referem, é uma tecnlogia que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD estão realmente em uso, ou estão livres. À medida que o SSD é utilizado, são acumulados conjuntos de blocos que contém dados gravados, mas que o usuário já deletou. O SSD aguarda até poder deixar um grupo destes blocos disponível para, então, liberar fisicamente a memória de todos eles juntos. Essa também é uma limitação do SSD, que precisa reunir grupos maiores de blocos (normalmente 512kb), para então deletá-los. Ao facilitar a identificação desses dados apagados, mas que ainda ocupam os blocos, ele melhora o desempenho da unidade de armazenamento no momento que reorganiza os blocos de dados inválidos (conhecido como “garbage colection”), agilizando o processo de “limpeza” dos blocos.
O durabilidade e a performance de um SSD estão relacionadas com a quantidade de ciclos em que são escritos e apagados os dados nestes blocos, então o uso do TRIM é um fator importante para aumentar a duração do SSD, assim como melhorar sua performance.
Sobre o NCQ (parte da fonte Wikipédia)
O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ (do acrônimo do inglês Native Command Queuing), é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos pendentes serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo.
Em termos simples, a funcionalidade do NCQ é um tanto similar a um elevador. O elevador viaja sequencialmente de andar a andar e deixa as pessoas entrarem e saírem. Não segue a sequência que os usuários apertaram os botões de pedido do andar porque significaria uma carga mecânica excessiva e um tempo muito mais longo para esperar ou montar.
Um dispositivo SATA que suporte NCQ tem uma fila interna em que os comandos podem dinamicamente ser reagendados e requisitados novamente. NCQ inclui um mecanismo de rastreamento para ambas parcelas proeminentes e terminadas do workload do dispositivo. Além disso, o NCQ pode deixar o host emitir comandos adicionais ao dispositivo enquanto o dispositivo atende outro comando.
O Que se ganha com o NCQ ?
NCQ gera benefícios em grandes proporções, especialmente na área de desempenho, produzindo vasto desempenho com alta transição de workloads. O benefício do desempenho pode atingir uma adição de desempenho de um dispositivo de 10K SATA. Adicionalmente, em consequência da sua manipulação de dados e de comandos, NCQ reduz o desgaste mecânico nos dispositivos e melhora sua resistência.