‘Exatamente’ assim, ou pelo menos quase assim: uma placa dentro do segmento topo de linha de nível intermediário, entre a 270x e a 290x da série R9 da AMD.Em outras palavras, temos a série R9 290 ‘tomando’ o lugar da HD7900 (até poderíamos começar falando que a R9 280x é apenas uma ‘versão renomeada’ da já existente HD7970), já a série R9 280 entrando no lugar da HD7800 e a R9 270x solando na série HD7700 (bom basicamente, é isso…).
A GIGABYTE muito astuta e ao que tudo indica e parece, acertaram em cheio a fabricação das suas últimas placas de vídeo, aliando sempre o desempenho do seu ótimo sistema de dissipação térmica WindForce com a qualidade já mencionada dos seus componentes de linha Ultra Durable.
Neste review de hoje olharemos mais atentamente para a GIGABYTE R9 280X, lançada no começo deste mes, e que chegou até nossas mãos numa grata oportunidade. Podemos assim quem sabe e se Deus assim nos permitir levar algum material de conteúdo e de análise bem interessante a quem pretende trocar de placa de vídeo ou deseja tirar algumas conclusões sobre o potencial que a placa tem a oferecer.
Esta placa é a mais recente ‘atualização’ referencial da série HD79xx da AMD, porém traz um grande trunfo e carta na maga, chega a ser até 100US$ mais barata que uma placa similar de antiga série, e isto tem feito com que centenas de usuários partam para uma migração e fiquem a contento nos jogos e benchmarks. Na tabela logo abaixo (com clocks de referência) , temos os valores baseados a partir da newegg, vejamos:
[box type=”info” ]Para o modelo GIGABYTE R9 280X Windforce OC Edition temos as seguintes especificações: Core Clock 1100MHZ | Transistores 4310 milhões | Largura de barramento 384 bits | Clock de memória 1500 Mhz | Chip do núcleo: Tahiti | Valor sugerido: US$ 300[/box]
A GIGABYTE R9 280X é uma placa forte o suficiente para rodar e sustentar vários monitores nos cenários mais entusiastas.
Além disso, ela vem equipada com 3GB de memória GDDR5 com interface 384 bits operando a 6000MHz, inclui suporte para tecnologias como DirectX 11.2, AMD Eyefinity (para uso com múltiplos monitores), AMD CrossFire, e traz conectores DVI-D dual link, DVI-I dual link, HDMI e DisplayPort.
Sintam-se livres para a qualquer momento tirarem suas dúvidas, ou apresentarem suas sugestões ou críticas.
Vamos ‘nos divertir’ um pouco e colocar a placa em testes.
2 comentários
Pessoal um vídeo com o desempenho da placa https://www.youtube.com/watch?v=351h3nkysuM&list=UUu0Hsf7dvUtFUyyLES2cN5w&feature=c4-overview
O bios mos seria realizado com a bios de qual placa/ marca? Tenho 2 deste modelo e pretendo melhorar alguma coisa.