Home Reviews Assinatura Digital | como fazer a sua passo a passo

Assinatura Digital | como fazer a sua passo a passo

por Paulo Fernandes Maciel

Como fazer a assinatura digital

Com muitas empresas e microempreendedores migrando para o trabalho remoto, a assinatura digital ou as assinaturas eletrônicas, viraram o assunto do ano.

O trabalho remoto imposto esse ano pela pandemia de COVID-19 mudou a cara das tarefas cotidianas da maioria de nós.

De uma hora para outra, empresas acostumadas a trabalhar com papelada e contratos indo e vindo para assinatura se viram obrigadas a encontrar alternativas.

assinatura digital

A assinatura digital é uma tendência que veio para ficar.

Inclusive, no dia 23 de setembro, foi sancionada a Lei 14.063/2020, que flexibiliza as regras para assinaturas eletrônicas até mesmo para interações envolvendo o poder público.

Agora, o custoso certificado digital ICP-Brasil só é necessário para alguns casos muito específicos, em que o nível de sigilo e segurança exigido é alto, como atos assinados por membros do governo, notas fiscais eletrônicas e transferência e registro de imóveis.

Para outros casos, incluindo documentos que não envolvam o poder público, ou seja, aqueles que transitam apenas na esfera privada, assinaturas simples e avançadas dão conta do recado.

Para o alívio de muitas pessoas, fazer assinaturas digitais simples e avançadas não é uma tarefa difícil. Pelo contrário, plataformas online tornam o procedimento muito fácil.

Para mostrar um exemplo, escolhemos a ferramenta de criação de assinaturas eletrônicas do Smallpdf, que pode ser utilizada gratuitamente.

Como fazer assinatura digital

  1. Entre no site do Smallpdf e escolha a ferramenta Assinar PDF.
  2. Faça upload do seu documento na área indicada (o retângulo rosa).
  3. Na barra lateral à direita, você pode criar uma assinatura ou apenas suas iniciais. Em ambos os casos, a ferramenta mostra que você pode assinar à mão livre (com o mouse), digitar (nesse caso, uma fonte diferente será sugerida) ou fazer upload de uma foto de sua assinatura. As cores preta, azul e vermelha estão disponíveis.
  4. Depois de criar a sua assinatura, basta clicar sobre ela e arrastá-la até o local previsto no documento. É possível ajustar o tamanho da assinatura clicando nas bordas do retângulo azul.
  5. Ao terminar, clique em “Finalizar e assinar” para baixar o documento assinado.

Como solicitar a assinatura de outras pessoas

  1. Na barra lateral à direita, abaixo das opções de criação de assinatura, clique em “Adicionar signatário”.
  2. Adicione o nome, o sobrenome e o e-mail da pessoa e clique em “Adicionar”.
  3. Se quiser, clique no nome da pessoa e arraste-o até o local onde ela deve assinar. Assim, ela não terá nenhuma dúvida.
  4. Para adicionar mais signatários, continue clicando em “Adicionar signatário”.
  5. Quando terminar, clique em “Revisar e enviar” para verificar as informações, adicionar mensagens personalizadas e enviar.

Os signatários convidados receberão notificações por e-mail e todos os envolvidos serão notificados quando alguém assinar.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações