Home Reviews Assinatura Digital | como fazer a sua passo a passo

Assinatura Digital | como fazer a sua passo a passo

por Paulo Fernandes Maciel

Como fazer a assinatura digital

Com muitas empresas e microempreendedores migrando para o trabalho remoto, a assinatura digital ou as assinaturas eletrônicas, viraram o assunto do ano.

O trabalho remoto imposto esse ano pela pandemia de COVID-19 mudou a cara das tarefas cotidianas da maioria de nós.

De uma hora para outra, empresas acostumadas a trabalhar com papelada e contratos indo e vindo para assinatura se viram obrigadas a encontrar alternativas.

assinatura digital

A assinatura digital é uma tendência que veio para ficar.

Inclusive, no dia 23 de setembro, foi sancionada a Lei 14.063/2020, que flexibiliza as regras para assinaturas eletrônicas até mesmo para interações envolvendo o poder público.

Agora, o custoso certificado digital ICP-Brasil só é necessário para alguns casos muito específicos, em que o nível de sigilo e segurança exigido é alto, como atos assinados por membros do governo, notas fiscais eletrônicas e transferência e registro de imóveis.

Para outros casos, incluindo documentos que não envolvam o poder público, ou seja, aqueles que transitam apenas na esfera privada, assinaturas simples e avançadas dão conta do recado.

Para o alívio de muitas pessoas, fazer assinaturas digitais simples e avançadas não é uma tarefa difícil. Pelo contrário, plataformas online tornam o procedimento muito fácil.

Para mostrar um exemplo, escolhemos a ferramenta de criação de assinaturas eletrônicas do Smallpdf, que pode ser utilizada gratuitamente.

Como fazer assinatura digital

  1. Entre no site do Smallpdf e escolha a ferramenta Assinar PDF.
  2. Faça upload do seu documento na área indicada (o retângulo rosa).
  3. Na barra lateral à direita, você pode criar uma assinatura ou apenas suas iniciais. Em ambos os casos, a ferramenta mostra que você pode assinar à mão livre (com o mouse), digitar (nesse caso, uma fonte diferente será sugerida) ou fazer upload de uma foto de sua assinatura. As cores preta, azul e vermelha estão disponíveis.
  4. Depois de criar a sua assinatura, basta clicar sobre ela e arrastá-la até o local previsto no documento. É possível ajustar o tamanho da assinatura clicando nas bordas do retângulo azul.
  5. Ao terminar, clique em “Finalizar e assinar” para baixar o documento assinado.

Como solicitar a assinatura de outras pessoas

  1. Na barra lateral à direita, abaixo das opções de criação de assinatura, clique em “Adicionar signatário”.
  2. Adicione o nome, o sobrenome e o e-mail da pessoa e clique em “Adicionar”.
  3. Se quiser, clique no nome da pessoa e arraste-o até o local onde ela deve assinar. Assim, ela não terá nenhuma dúvida.
  4. Para adicionar mais signatários, continue clicando em “Adicionar signatário”.
  5. Quando terminar, clique em “Revisar e enviar” para verificar as informações, adicionar mensagens personalizadas e enviar.

Os signatários convidados receberão notificações por e-mail e todos os envolvidos serão notificados quando alguém assinar.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário