Steve Jobs, Apple e iPad movimentam quase 5.000 menções por dia em redes
sociais
MITI Inteligência realiza estudo inédito sobre a repercussão online do guru da Apple, suas criações e o mercado de tablets
De 14 a 18 de março, a MITI Inteligência monitorou o universo web Twitter,Facebook, Youtube, blogs, fóruns, sites de reclamação e mídias online a fim de identificar o que o público brasileiro fala sobre Steve Jobs, a Apple e o iPad 2 . Foram capturadas mais de 22 mil interações, quase cinco mil por dia. Além disso, o estudo apontou como anda o mercado de tablets no Brasil e o que os internautas têm falado sobre os principais concorrentes do recém-lançado iPad 2.
Uma das principais responsáveis pela movimentação no período foi a declaração do cantor Jon Bon Jovi de que Steve Jobs era o culpado pelo fim da indústria fonográfica, com o iTunes. A repercussão da declaração gerou um grande buzz nas redes, com bastante replicação da notícia e manifestações de apoio ou críticas ao cantor e ao próprio fundador da Apple.
Outro fomentador da marca na web foi o lançamento da nova versão do iPad. Só no período monitorado, foram capturadas 6.665 citações sobre o tablet. O produto foi lançado nos Estados Unidos, no dia 11 de março. Buscamos entender com o estudo a repercussão na imprensa acerca do lançamento e a expectativa do consumidor brasileiro sobre a chegada por aqui, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.
Quando comparado com os concorrentes, o iPad 2 está na frente, com 31,4% das citações, mas logo seguido pelo Galaxy Tab, assunto de 28,8% das interações capturadas. O tablet da Samsung, que já foi apontado como segundo lugar no market share no ano passado, também mantém a repercussão no buzz online.
Em terceiro lugar, o Xoom da Motorola esteve presente em 10% das citações e vem recebendo críticas bastante positivas, sendo considerado superior ao iPad e à altura do iPad 2, relata Elizangela. Outros três concorrentes pouco citados menos de 1% das menções foram o Dell Streak, o HTC Flyer e o LG Optimus Pad. O Playbook da RIM fabricante do Blackberry apareceu em quarto lugar em uma quantidade significativa de interações (4,5%), o que mostra que está chamando a atenção dos internautas brasileiros.
Sobre a MITI Inteligência
Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma
completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV Só
Clipping, mídias sociais – postX e mídias on-line, segmento no qual é líder
nacional com a plataforma Clipping Express.
Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos
seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento
e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem
informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões
institucionais e competitivas.