Parceria entre a Samsung e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) leva educação empreendedora e tecnológica para população indígena e ribeirinha da Amazônia
Um total de 15 alunos do Projeto ‘Tarrafa’ participaram de um evento de imersão tecnológica promovido pelo Samsung Ocean, em Manaus, para colocar em prática o que vêm aprendendo por meio do projeto. A iniciativa é uma parceria entre a Samsung e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para promover uma educação voltada ao empreendedorismo às comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, que tem auxiliado esses jovens no desenvolvimento de protótipos de negócios inspirados na realidade local.
Os participantes do evento, que ocorreu durante cinco dias e teve 40 horas de programação, são das comunidades do entorno dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, Assy Manana, Márcio Ayres e Professora Bertha Becker. No último dia de imersão, os alunos foram separados em três grupos e desafiados a identificar um problema, desenvolver um produto potencial para atender à demanda encontrada e apresentar a ideia. A competição foi realizada na estrutura do Impact Hub Manaus.
“O Tarrafa é um projeto de capacitação que tem por objetivo incentivar os jovens empreendedores a criar soluções sustentáveis, que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida da população local. Com o Tarrafa, os jovens ribeirinhos e indígenas puderam desenvolver habilidades como criatividade e pensamento computacional para desafios que os coloca diante de novas oportunidades, na busca de seu potencial máximo por meio da educação. Como proposto pela visão global de cidadania corporativa “Together for Tomorrow! Enabling People”, acreditamos que a educação transforma”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“O Samsung Ocean é conhecido por promover atividades gratuitas que contribuem para a capacitação tecnológica das pessoas, e essa imersão junto aos participantes do Tarrafa foi uma oportunidade para que eles pudessem colocar em prática o que já estão aprendendo no programa. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse encontro e acreditamos que eles estão no caminho certo para trazer melhorias e inovações para a população Amazonense”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Durante o decorrer do ano, os alunos do Tarrafa participaram de workshops e oficinas de educação empreendedora. “Eles receberam diversas oficinas de educação empreendedora e tecnológica, sobre assuntos como startups, prototipação de produtos e ideias, marketing e redes sociais, entre outros. Já no evento de imersão vivenciaram a prática desses conteúdos em contato com profissionais da área”, explica o coordenador de projetos do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS, Amandio Oliveira.
Projeto Tarrafa
O Projeto Tarrafa foi criado em abril deste ano e já beneficiou mais de 118 participantes com idade entre 14 e 24 anos em 21 comunidades em 04 núcleos. Com o objetivo de auxiliar e incentivar jovens indígenas e ribeirinhos a desenvolver uma cultura empreendedora e tecnológica, os alunos do programa contam com a ajuda de gestores, que os estimulam a seguir uma jornada de aprendizado sobre economia circular, negócios de impacto social e modelos de empreendimento inovadores e sustentável, desde a criação até a gestão de projetos que oferecem soluções às demandas locais.
A Samsung mantém iniciativas de responsabilidade social corporativa no Brasil desde 2010, quando, iniciou o apoio ao Programa de Educação, Saúde e Cidadania da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e construiu a Escola Estadual Samsung Amazonas dentro da comunidade indígena Três Unidos, em Manaus.