BOT: conheça o robô-advogado que atende clientes em português
O mercado já conta com algumas opções de robôs-advogados, mas ainda há espaço para ampliar essa relação e uma das novas apostas é o BOT.
A definição mais sucinta de Hermenêutica segundo o Wikipedia (Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. [1]
Consistência hermenêutica refere-se a uma explicação coerente, na análise de textos. Uma hermenêutica (no singular) diz respeito ao método ou vertente de interpretação).
Criado pela empresa paranaense Selem Bertozzi Consultoria, ele tem como diferencial o fato de poder se comunicar com os clientes de forma escrita ou falada em português.
Segundo informações divulgadas pela empresa, o novo assistente pode atender e responder 70% da comunicação dos clientes por meio de telefone, chat e redes sociais.
Ele está apto para fazer o primeiro atendimento, marcar reuniões, dar informações processuais e responder questões diversas.
Outro detalhe é o fato de que os sócios do escritório podem construir uma identidade de atendimento para a máquina;
Além de eliminar linhas telefônicas ocupadas e ajudar na comunicação em redes sociais.
O BOT também pode gerar relatórios estatísticos, mapear profissões e criar estratégias para o setor de marketing caso isso seja necessário.
Os sócios do escritório podem construir uma identidade de atendimento para a máquina.
“Estamos adicionando uma expertise de 19 anos em Gestão Legal à mais avançada inteligência artificial do mundo, que é o IBM Watson, por meio do IBM Voice Gateway, que faz a integração aos sistemas telefônicos e serviços de atendimento.
Assim temos soluções omnichannel – telefone, internet, redes sociais – e em português do Brasil. Mas não se trata de apenas colocar um assistente robótico, […] é fundamental conhecer a linguagem dos clientes do escritório e como usar a tecnologia estrategicamente”;
Explicou Lara Selem, sócia da empresa responsável pelo BOT.
De acordo com Rodrigo Bertozzi, o outro sócio, muitas bancas de advocacia terão agora mais oportunidades;
De ampliar seu catálogo de clientes ao invés de ‘marcar passo’ com serviços mecânicos e nem sempre eficazes.
“A maioria dos escritórios que atua na área de pessoa física e sindical sonha em oferecer um atendimento de excelência desde a primeira ligação ou informação processual.
Agora isso é perfeitamente possível com a tecnologia de cognição;
Pois quem vai ‘ensinar’ e moldar o robô virtual a seu modo serão os próprios advogados, com a bagagem, experiência e requisitos que só eles possuem”;
Diz Bertozzi.
“Quanto mais intenso for o treinamento do advogado com o BOT melhor será o diálogo dele com os clientes do escritório e mais a fundo ele poderá resolver questões que antes só um ser humano conseguiria.
Isso porque além das habilidades do IBM Watson, o assistente virtual BOT advogado recebe a expertise da equipe Selem Bertozzi, somada à experiências da própria equipe de advogados do escritório”.
Cnclui o especialista em tecnologia de cognição.