Home Noticias Novo KANGOO Z.E.: autonomia maior, recarga mais rápida e mais simples

Novo KANGOO Z.E.: autonomia maior, recarga mais rápida e mais simples

por SimbiekJP

O Novo Kangoo Z.E. oferece uma autonomia mais de 50% superior, para ir sempre mais longe: 270 km NEDC(1) (200 km em uso real, no verão) em vez dos 170 km anteriores. Associada ao novo motor e à bomba de calor, a nova bateria permite obter a melhor autonomia disponível no mercado de veículos utilitários leves elétricos.

O Novo Kangoo Z.E. é recarregado de forma mais rápida e mais simples. Duas vezes mais potente, o novo carregador permite uma recarga completa em aproximadamente 6h (bem menos de uma noite) e a recuperação de 35 km em 1h (ou o tempo de uma pausa para o almoço), para otimizar a jornada de trabalho. Já os novos serviços conectados (Z.E. Trip e Z.E. Pass) simplificam a recarga nos terminais públicos na Europa, a fim de facilitar o dia-a-dia dos clientes de veículos utilitários elétricos.

O Kangoo Z.E. é o furgão elétrico líder na Europa há 6 anos, com mais de 25.000 unidades vendidas desde seu lançamento, em outubro de 2011. O Novo Kangoo Z.E. é produzido na França e passa a ser comercializado na Europa a partir de meados de 2017.

“Líder do mercado de veículos utilitários elétricos na Europa, com 29,5% de participação de mercado no fim de maio de 2017, a Renault Pro+ continua a responder às expectativas de seus clientes profissionais. Com o Novo Kangoo Z.E., a Renault Pro+ apresenta a maior autonomia disponível neste mercado em forte crescimento (+16% no fim de maio de 2017), assim como um número crescente de soluções sob medida”.
Ashwani Gupta – Vice-Presidente Sênior e Diretor da Divisão de Veículos Utilitários na Renault-Nissan

“Em sua posição de líder em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault melhora seus veículos elétricos continuamente a fim de sempre oferecer mais autonomia e facilidade de recarga para seus clientes. As inovações tecnológicas introduzidas no Novo Kangoo Z.E. – a nova bateria de alta densidade energética, associada ao novo motor, a bomba de calor e o novo carregador duas vezes mais potente – oferecem uma autonomia 50% superior, além de uma recarga mais simples e rápida”.
Gilles Normand – Vice-Presidente Sênior e Diretor da Divisão Veículos Elétricos

Autonomia 50% maior: 270 km NEDC

O Novo Kangoo Z.E. apresenta quatro grandes inovações: nova bateria, novo motor, novo carregador e a integração de uma bomba de calor para o ar-condicionado.
Graças a essas inovações, o Novo Kangoo Z.E. oferece a maior autonomia disponível para um veículo utilitário leve elétrico: 270 km NEDC, contra os 170 km anteriores. Em uso real em ciclo de entregas (*), isso corresponde a uma autonomia que permite rodar de 120 a 200 km (conforme a topografia, temperatura externa, vento, estilo de condução, entre outros) contra os 80 a 125 km anteriores, com uma única recarga.
(*) Ciclo de entregas: ciclo real correspondente a um usuário profissional que faz entregas em trajeto periurbano, em vias rápidas; por exemplo, 107 km em 2h25, com 45 km/h em média, com o veículo parado em 14% do tempo.

Novo Kangoo Z.E. mantém atributos de sucesso do Kangoo Z.E.
O Kangoo Z.E. é pioneiro e líder do mercado de furgões elétricos na Europa, com mais de 25.000 unidades vendidas desde seu lançamento, em outubro de 2011. Desde que foi lançado, o Kangoo Z.E. foi reconhecido com inúmeros prêmios, como o “International Van of the Year 2012”. Além do respeito pelo meio ambiente, os clientes profissionais apreciam o prazer de condução, a capacidade de carga e o custo de utilização competitivo do modelo.
O Novo Kangoo Z.E. oferece a mesma diversidade de versões que o Kangoo Z.E. Várias opções de carrocerias, níveis de equipamentos e opções (2 comprimentos: 4,28 m e 4,66 m, 2 ou 5 bancos, cabine estendida, 4 configurações). O Novo Kangoo Z.E. oferece um volume de carga de 3 a 4,6 m3 e uma capacidade de carga útil de 650 kg. Ele também pode ser transformado de acordo com as necessidades dos clientes profissionais (veículo refrigerado, ambulância ou picape, por exemplo), oferecendo o prazer de condução suave e silencioso de um veículo elétrico, comparável à transmissão automática.

Nova bateria com maior densidade energética

  • O Novo Kangoo Z.E. apresenta uma autonomia maior, principalmente graças à nova bateria “Z.E. 33” de 33 kWh.
  • Fruto da expertise da Renault e da LG Chem, esta nova bateria tem como base uma grande inovação: o aumento da densidade energética, que consiste em ampliar a capacidade de armazenagem da bateria, ao mesmo tempo em que mantém o tamanho, preservando, assim, o volume útil do veículo. A otimização não é resultado da inclusão de módulos adicionais, mas da melhoria da química das células da bateria, para aumentar a densidade energética.
  • Esta evolução foi obtida sem prejuízo da confiabilidade e da segurança na utilização ou redução da capacidade de carga útil.

Novo motor com alta eficiência energética

  • O Novo Kangoo Z.E. também conta com um novo motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo de eletricidade do veículo durante a utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência.
  • Motor 100% Renault, o propulsor R60 de 44 kW, 60 cv é derivado do motor R90 do ZOE.
  • Produzido na fábrica Renault de Cléon, na França, a principal planta do Grupo destinada à produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado.
  • Bomba de calor utilizada pela primeira vez em um veículo utilitário elétrico

  • O Novo Kangoo Z.E. é equipado com uma grande novidade no universo dos veículos utilitários elétricos: uma bomba de calor associada ao sistema de ar-condicionado, para preservar a autonomia em situações de temperaturas mais baixas.
  • Esta bomba de calor permite uma melhoria da autonomia do veículo em clima frio, pois limita o uso das resistências elétricas, responsáveis por um grande consumo de energia e redução da autonomia.
  • O Novo Kangoo Z.E. é o primeiro veículo utilitário elétrico a ser equipado com o dispositivo.
  • Ao utilizar o sistema de pré-condicionamento (horário de partida do motor programado pelos comandos localizados no volante), o veículo pode ser pré-aquecido enquanto a bateria está sendo recarregada. O mesmo procedimento é utilizado para resfriar a cabine se o veículo for equipado com ar-condicionado.
  • Nos países que enfrentam temperaturas extremamente baixas, o Novo Kangoo Z.E. é equipado com uma minicaldeira adicional autônoma movida a diesel, que assegura o conforto do usuário em condições severas e mantém a autonomia em situações de temperaturas extremamente baixas.

Recarga mais rápida e mais simples

O Novo Kangoo Z.E. é recarregado de forma mais rápida, graças a um novo carregador duas vezes mais potente, e de forma mais simples, em decorrência de uma oferta de serviços conectados ainda melhor, que facilitam o dia-a-dia dos clientes de veículos utilitários elétricos. O novo carregador duas vezes mais potente permite uma recarga completa em 6h* (bem menos de uma noite) e a recuperação de 35 km em 1h em clima temperado (o tempo de uma pausa para o almoço), o que permite otimizar a jornada de trabalho. Os novos serviços conectados Renault Easy Connect (Z.E. Trip e Z.E. Pass) permitem simplificar a recarga nos terminais públicos na Europa, a fim de otimizar a jornada de trabalho.

Novo carregador duas vezes mais potente torna recarga mais rápida

  • O Novo Kangoo Z.E. é equipado com um carregador de nova geração de 7kW AC – 32A monofásico de 230 V com corrente alternada.
  • O Novo Kangoo Z.E. melhorou o tempo de recarga, sendo recarregado completamente em 6 horas* aproximadamente por meio de um carregador de parede do tipo WallBox de 7,4 kW (bem menos que uma noite), ou seja, 1h30 a menos que anteriormente, proporcionando um aumento de 50% na autonomia.
  • O Novo Kangoo Z.E. recupera 35 quilômetros de autonomia em uma hora de recarga (em clima temperado), ou o tempo de uma pausa para o almoço ou o tempo para carregar mercadorias no veículo antes de uma nova rota de entregas.
  • O Novo Kangoo Z.E. permite rodar o dia todo e até mesmo de fazer duas rotas de entrega (manhã e tarde). Ele otimiza a jornada de trabalho e o atendimento aos clientes.
  • O Novo Kangoo Z.E. dispõe de série de um cabo para recarga para carregador de parede do tipo WallBox ou em um ponto de recarga de acesso público. Ele também dispõe de um cabo para recarga em tomada domiciliar ou de segurança (opcional ou de série, conforme o país).

Pontos de recarga em expensão

Além de oferecer soluções que permitem ir sempre mais longe e fazer a recarga de forma mais rápida, a Renault incentiva a expansão dos pontos de recarga elétrica, tanto em locais privados como públicos.

Desde 2013, o aumento do número de terminais de acesso público segue uma progressão anual de 30 a 60%, devendo aumentar ainda mais nos próximos anos.

A expansão dos pontos de recarga accessíveis ao público desempenha um papel fundamental na ampliação da escala do mercado de veículos elétricos.

Mesmo se a recarga principal é feita principalmente em domicílio (no caso de clientes pessoa física) e também na empresa para os clientes profissionais, a multiplicação dos pontos públicos de recarga é o principal recurso para promover o uso do veículo elétrico, tranquilizando os clientes profissionais que ainda não evoluíram para a mobilidade elétrica.

A recarga de amanhã: rumo à recarga sem contato dos veículos elétricos?

A Renault se associou à Qualcomm Technologies e a Vedecom em um projeto de recarga dinâmica de veículos elétricos, que permite recarregar as baterias em rodagem. O sistema apresentado na cidade francesa de Versalhes em 18 de maio de 2017 é capaz de recarregar 20 kW em uma velocidade de até 100 km/h.

Na pista de testes, os dois Renault Kangoo Z.E. podem ser recarregados simultaneamente em movimento, nas duas direções. A demonstração dinâmica da recarga foi realizada em uma pista de testes com 100 metros de comprimento, construída pela Vedecom em Satory, em Versalhes, nos arredores de Paris, no âmbito do projeto FABRIC*.

A Qualcomm Technologies e a Vedecom instalaram a primeira parte do sistema de recarga dinâmica dos veículos elétricos na pista de testes, enquanto que a Vedecom e a Renault integraram a parte secundária em dois Renault Kangoo Z.E. Em breve, a Vedecom vai lançar uma nova fase de testes. Esses testes avaliarão o funcionamento e a eficiência da transferência de energia para os veículos, considerando um amplo leque de cenários práticos, como identificação e autorização de acesso, acordo de nível de potência entre a pista de rolamento e o veículo, velocidade e alinhamento do veículo em relação à pista.

FABRIC é um projeto de 9 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia, que tem como objetivo a viabilidade tecnológica e econômica, bem como a sustentabilidade socioambiental, da recarga dinâmica sem fio para veículos elétricos. O projeto FABRIC foi iniciado em janeiro de 2014, com término previsto para dezembro de 2017. Ele é organizado em torno de um consórcio de 25 parceiros de 9 países europeus, incluindo montadoras de automóveis, fabricantes de autopeças, fornecedores de serviços, organismos de pesquisa em infraestrutura viária, energética e automobilística.

O objetivo principal do projeto FABRIC é analisar a viabilidade da recarga dinâmica sem fio para veículos elétricos como meio de ampliação da autonomia de veículos elétricos.

*FABRIC é um projeto de análise de viabilidade e desenvolvimento de soluções de recarga em movimento para os futuros veículos elétricos.

Easy Connect: novos serviços conectados para uma recarga mais simples

O Novo Kangoo Z.E. introduz os novos serviços conectados inovadores Renault Easy Connect: Z.E. Trip e Z.E. Pass. Esses serviços facilitam o acesso aos pontos públicos de recarga na Europa. Existem aproximadamente 80.000 terminais de recarga accessíveis ao público na Europa. Esses serviços conectados serão ampliados progressivamente em toda a Europa em 2017.

Z.E. Trip: localização de todos os terminais, por meio da navegação R-LINK do veículo.

  • O aplicativo Z.E. Trip permite que o condutor localize todos os pontos de recarga accessíveis ao público nos principais países da Europa (*). O Z.E. Trip é acessado por meio do sistema de navegação Renault R-LINK. Ele permite selecionar um ponto de recarga e se dirigir diretamente até ele.
  • O aplicativo Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada terminal para orientar o condutor até os pontos de recarga livres. Ela também informa a potência do terminal e a compatibilidade com o veículo.
  • Para preparar o trajeto antecipadamente, o usuário também tem a possibilidade de consultar a rede de terminais de recarga no site da Renault na internet ou diretamente na área MyRenault do cliente.
  • O Z.E. Trip está disponível para download na R-Link Store para todos os clientes do Kangoo Z.E. desde novembro de 2015.

Z.E. Pass combina acesso e pagamento para um número máximo de terminais, por meio de um smartphone ou tablet.

  • O aplicativo Z.E. Pass permite acessar os terminais e pagar cada sessão de recarga de forma facilitada, na maioria dos pontos públicos de recarga na Europa.
    • O condutor verifica os terminais accessíveis e sua compatibilidade com o veículo. Ele também pode comparar o preço da recarga nos postos mais próximos, diretamente a partir de um smartphone. Ele tem acesso a um número máximo de terminais sem ter que fazer várias assinaturas específicas em cada rede, pagando a recarga por meio do aplicativo específico para smartphone (iOS ou Android) ou com o dispositivo magnético com tecnologia RFID.
    • Desenvolvido em parceria com a Bosch, o Z.E. Pass está disponível na Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Áustria. Em breve ele estará disponível na Grã-Bretanha, Holanda e países nórdicos.

    My Z.E. Connect, Connect Pro e Inter@ctive facilitam o dia-a-dia

    O Novo Kangoo Z.E. conta com serviços que facilitam a utilização do veículo elétrico.

    • My Z.E. Connect

    O serviço permite acessar os dados do veículo por meio de um smartphone ou computador conectado à Internet, como status da recarga, autonomia do veículo com a recarga atual, histórico das recargas, programação das mensagens de alerta e orientações.

    • My Z.E. Connect Pro

    O My Z.E. Connect Pro é um serviço web de transmissão dos dados brutos relativos aos veículos elétricos de uma frota. O serviço faz a transmissão de dados em tempo real, como nível de recarga da bateria, conexão a uma infraestrutura, autonomia etc., assim como o tratamento e transmissão destes dados para um sistema do cliente.
    Esta ferramenta facilita a utilização da frota no dia-a-dia, a gestão à distância da autonomia, e a integração dos dados aos sistemas específicos das empresas.

    • My Z.E. Inter@ctive

    O serviço permite interagir com o veículo por meio de um smartphone ou computador conectado à Internet para programar a recarga (para escolher o horário de recarga, beneficiar-se das melhores tarifas de energia ou quando estiver disponível o máximo de potência, ou em função do custo ou do balanço de carbono da eletricidade utilizada).


    Experiência para o cliente ainda melhor com a marca especialista Renault Pro+

    O Novo Kangoo Z.E. também conta com toda a expertise da marca especialista Renault Pro+, líder em veículos utilitários elétricos na Europa, que apresenta soluções sob medida para cada um de seus clientes profissionais.

    Toda a expertise da marca líder em veículos utilitários elétricos

    A Renault Pro+ é líder do mercado de veículos utilitários elétricos na Europa, com 34,5% de participação de mercado em 2016. A Renault Pro+ oferece uma gama de utilitários elétricos única no mundo, com o Twizy Cargo, Novo ZOE Société, Novo Kangoo Z.E. e Master Z.E.
    Com o Novo Kangoo Z.E., a Renault Pro+ vai ainda mais longe em soluções adaptadas a seus clientes, além de oferecer prazer de dirigir e novos equipamentos adaptados aos clientes profissionais.

    Prazer de dirigir ainda maior para os clientes profissionais

    Dirigir é uma atividade surpreendentemente ágil e calma ao volante dos veículos elétricos Renault. Ágil graças às acelerações e retomadas rápidas desde as rotações mais baixas, com um bom nível de torque disponível quando o veículo está carregado. A condução também é calma graças à ausência de ruído do motor e de vibrações. O Novo Kangoo Z.E. é um veículo ágil, fácil de dirigir e especialmente adaptável às necessidades de cada uso específico, graças às inúmeras configurações e opções disponíveis. O motor elétrico R60 entrega um torque máximo de 225 Nm em uma fração de segundo, permitindo acelerações e retomadas rápidas desde as rotações mais baixas. A aceleração é fluida e perfeitamente linear, sem solavancos. Concretamente para o condutor, é como se ele tivesse a melhor caixa de câmbio automática do mercado. E isso é especialmente valorizado pelos clientes profissionais, pois, em algumas atividades, os condutores passam a maior parte da jornada de trabalho dentro do veículo. O Novo Kangoo Z.E. induz naturalmente uma condução mais calma e repousante, principalmente graças à ausência de ruído do motor e de vibrações, para jornadas de trabalho menos estressantes. O Novo Kangoo Z.E. também apresenta equipamentos dedicados ao bem-estar: o pré-condicionamento permite que a cabine esteja na temperatura certa na hora em que o condutor entra no Novo Kangoo Z.E., ao mesmo tempo em que preserva a autonomia do veículo.

Novos equipamentos para facilitar o dia-a-dia dos clientes profissionais

  • Compatibilidade com smartphones

Por meio da grande tela embutida no painel R-LINK Evolution com Android AutoTM (disponível no mercado conforme o país a partir do segundo semestre de 2017), os clientes profissionais podem acessar facilmente os seus aplicativos Android compatíveis de forma simples em situação de condução, bastando sincronizar o smartphone.

  • Modo eco permanente

Permite ativar o modo ECO de forma permanente (diferentemente do modo ECO de série, ativável por meio do botão localizado próximo do freio de mão), permitindo aumentar a autonomia do Novo Kangoo Z.E. em até 10%.

  • Lâmpadas de LED no compartimento de carga

Estas lâmpadas de alto rendimento oferecem iluminação abundante para o compartimento de carga, sendo especialmente úteis para os profissionais que trabalham à noite.

  • Wide View Mirror – Retrovisor para Ponto Cego

Com o objetivo de estar sempre mais próxima das necessidades dos profissionais, a Renault apresenta o Wide View Mirror. O retrovisor para ponto cego já está disponível no Trafic e no Master e agora também estará disponível no Novo Kangoo Z.E. e no Kangoo Express. Bastante útil nos cruzamentos, o retrovisor para ponto cego localizado no para-sol do passageiro é um verdadeiro diferencial em termos de segurança. Ele permite ampliar o campo de visão lateral do lado direito de um veículo de carga, melhorando a segurança em cruzamentos.

Soluções sob medida

  • Rede de concessionárias dedicada aos clientes profissionais

A Renault Pro+ também é uma rede especializada de concessionárias (venda e pós-venda), com 650 centros em 41 países no fim de 2016, com objetivo de responder aos exigentes padrões dos clientes profissionais.

A rede dedicada aos clientes profissionais tem todo o know-how em matéria de veículos elétricos. As equipes são treinadas e equipadas para atender os clientes de veículos utilitários elétricos, tendo em vista as particularidades de sua atividade profissional.

  • Soluções sob medida

Com uma rede de 400 encarroçadores credenciados em 29 países, a Renault Pro+ transforma veículos para responder às necessidades específicas de cada cliente.

O Novo Kangoo Z.E. é a perfeita ilustração destas exigências, com a mais ampla oferta de versões e adaptações do mercado. O Novo Kangoo Z.E. Frigorífico, Novo Kangoo Z.E. picape com carroceria ou o Novo Kangoo Maxi Z.E. com capacidade para 6 m3 são exemplos de soluções sob medida.

Novo Kangoo Maxi Z.E. com capacidade para 6 m3: exemplo perfeito de oferta sob medida da marca especialista Renault Pro+

O Novo Kangoo Maxi Z.E. 6 m3 ilustra todo o know-how da marca especialista Renault Pro+ para se adaptar às necessidades de seus clientes. É o veículo ideal para a entrega de encomendas em meio urbano.

Cubagem maior

O Novo Kangoo Maxi Z.E. 6 m3 apresenta 2 m3 adicionais em relação ao Novo Kangoo Maxi Z.E., uma cubagem adaptada às rotas diárias na cidade.

Agilidade na cidade

O veículo permite manobras mais fáceis, graças ao seu diâmetro de giro e comprimento total. Já a largura total permite uma parada rápida em fila dupla ou vagas dedicadas a veículos de entrega. Inferior a 2m, a altura total permite atravessar facilmente as passagens subterrâneas, e as portas facilitam as operações de carga e descarga lateral ou traseira.

Renault, líder em veículos elétricos na Europa

  • Quase 120.000 veículos elétricos Renault já estão em circulação na Europa, sendo mais de 50.000 na França.
  • Desde 2010, a Renault é a montadora que mais vende veículos elétricos na Europa.
  • A cada 4 carros elétricos vendidos na Europa, mais de um tem a marca Renault.
  • Na França – mercado número 1 em volume de vendas de veículos elétricos na Europa – mais de um carro elétrico vendido a cada 2 tem a marca Renault.
  • O Renault ZOE é o veículo elétrico mais vendido na Europa.
  • O Renault Kangoo Z.E. é o veículo utilitário elétrico mais vendido na Europa há 6 anos.
  • A Aliança Renault-Nissan é líder do mercado mundial de veículos elétricos, com mais da metade das vendas totais.

Renault Pro+, grande player do segmento de veículos utilitários

No fim de 2015, a Renault lançou a marca especialista Renault Pro+ para acompanhar os clientes profissionais em todo o mundo, identificando produtos e serviços dedicados. O objetivo da Renault Pro+ é simplificar a vida do cliente. Para atingir este objetivo, a Renault Pro+ continua expandindo sua oferta de soluções sob medida, para sempre responder melhor às necessidades de cada um de seus clientes profissionais.

  • Ampla gama de veículos utilitários, de pequenos a grandes furgões

    • Kangoo, disponível em 65 versões diferentes.
    • Trafic, disponível em 270 versões.
    • Master, disponível em 350 versões.
  • Avanço bem-sucedido no mercado de picapes, com o lançamento na América Latina da Duster Oroch em 2015, a picape de meia tonelada que já está entre as líderes de seu segmento, e o lançamento da Alaskan em 2016, a picape de uma tonelada com ambições mundiais. A Alaskan chega ao mercado europeu até o fim de 2017.
  • Liderança no mercado de veículos utilitários elétricos na Europa (com 34,5% de participação de mercado em 2016) e uma gama de veículos utilitários elétricos única no mundo, com o Twizy Cargo, Novo ZOE Société, Novo Kangoo Z.E. e Master Z.E. (no fim de 2017).
  • Rede especializada (venda e pós-venda) com 650 centros Renault Pro+ em 41 países no fim de 2016, dedicada aos clientes profissionais para responder a padrões exigentes.
  • Rede de 400 encarroçadores credenciados em 29 países, para transformar veículos conforme as necessidades específicas de cada cliente.
  • Centro de engenharia dedicado aos veículos utilitários baseado em Villiers-Saint-Frédéric, na França.
  • Unidades de produção em três continentes: Europa (3 fábricas na França), América Latina (Argentina e Brasil) e África (Marrocos).
  • Veículos utilitários vendidos em mais de 110 países, com mercados-chave na Europa, Brasil, Argentina, Marrocos, Turquia, Austrália e Romênia.
  • Recorde histórico de vendas no mundo em 2016, com 434.000 veículos (+12,1% a mais do que em 2015).
  • Parceria com a Equipe Renault Sport de Fórmula 1: a Renault Pro+ fornece todos os veículos necessários às necessidades de logística da escuderia.

Novo Kangoo Z.E. produzido na fábrica Renault de Maubeuge: expertise reconhecida e exigência de qualidade

Fábrica Renault de Maubeuge (MCA, Maubeuge Construction Automobile):

  • Unidade de carroceria e montagem dotada de processos de fabricação completos, com estamparia, carroceria, pintura e montagem.
  • Linha de produção flexível para satisfazer os padrões da Aliança Renault-Nissan.
  • Produção do Kangoo VP (versão de passeio) e VU (utilitário) desde 2007, Kangoo Z.E. (versão elétrica) desde 2011, Mercedes Citan desde 2012 (por meio da parceria entre Renault-Nissan e Daimler, desde 2010).
  • Produção total em 2016: 162.254 veículos.
  • Produção do Kangoo e Citan 2016: 157.745 veículos (térmicos).
  • Produção do Kangoo Z.E. 2016: 4.509 veículos (elétricos).
  • 60% da produção exportada para aproximadamente 30 países.
  • 2.220 funcionários.
  • Aproximadamente 84 ha, sendo 23 ha de prédios cobertos.
  • Certificações ISO 9 001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), RHP (risco altamente protegido).

Gestão da diversidade para uma oferta sob medida
Esta fábrica gerencia uma grande diversidade de produção, com uma gama de produtos bastante ampla em torno de quatro famílias de veículos, todos produzidos em uma única e mesma linha de montagem. O Kangoo está disponível em versão de passeio para os clientes pessoa física (Kangoo VP e Grand Kangoo VP), assim como em versão utilitário para a clientela profissional (Kangoo VU). O Kangoo VU está disponível em três comprimentos de carroceria (3,89 m para o Kangoo Express Compact, 4,28 m para o Kangoo Express e 4,66 m para o Kangoo Express Maxi). O Kangoo Z.E. está disponível em 2 comprimentos (4,28 m para o Kangoo Z.E. e 4,66 m para o Kangoo Z.E. Maxi). Baseado na plataforma do Kangoo, o Mercedes Citan também é produzido nesta mesma linha.
A subsidiária Renault Tech está presente na planta MCA para personalizar veículos e fazer adaptações sob medida, principalmente para frotas ou pequenas empresas.

Objetivo zero defeito
Para atingir a satisfação de seus clientes de forma durável, a Aliança Renault-Nissan implementou uma estratégia que inclui principalmente o objetivo de zero defeito em suas plantas de produção. Esta estratégia se apoia no sistema de gestão da produção comum à Renault e à Nissan. O sistema Alliance Production Way capitaliza sobre os melhores critérios de performance em manufatura utilizados tanto na Renault como na Nissan.

Grande player econômico na região francesa de Val de Sambre
Criada em 1971 pela Société des Usines Chausson (SUC) com duas unidades de produção (estamparia e carroceria), a fábrica de Maubeuge tornou-se uma subsidiária 100% de Renault em 1978. Em 1993, o grupo decidiu utilizá-la exclusivamente para a produção do Kangoo. Com 2.220 funcionários, a MCA é o maior empregador do setor privado nessa região da França.

Fonte: http://www.imprensa.renault.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações