A Renault apresentou um sistema de recarga dinâmica de veículos elétricos, que permite recarregar a bateria com o carro em movimento. Parceira da Qualcomm Technologies e da Vedecom, a Renault está envolvida na concepção de um sistema capaz de recarregar 20 kW a uma velocidade de até 100 km/h. Em uma pista de testes, dois Kangoo Z.E. podem ser recarregados simultaneamente e movimentando-se em direções opostas.
A demonstração dinâmica da recarga foi realizada em uma pista de testes de 100 metros, construída pela Vedecom no bairro de Satory, município de Versalhes, nos arredores de Paris, como parte do projeto FABRIC*. A Qualcomm Technologies e a Vedecom instalaram a primeira parte do sistema de recarga dinâmica de veículos elétricos na pista de testes, enquanto que a Vedecom e a Renault se encarregaram da segunda parte, utilizando dois Renault Kangoo Z.E. Os testes avaliaram o funcionamento e a eficácia da transferência de energia para os veículos tendo em vista um amplo leque de cenários de utilização, incluindo a identificação e autorização de acesso, acordo de nível de potência entre a pista de rolamento, bem como a velocidade e alinhamento do veículo em relação à pista.
FABRIC* é um projeto de 9 milhões de euros, financiado parcialmente pela União Europeia. O projeto tem foco na viabilidade tecnológica e econômica, assim como na sustentabilidade socioambiental da recarga dinâmica de veículos elétricos sem fio. O projeto FABRIC foi lançado em janeiro de 2014, devendo se estender até dezembro de 2017. Participam do projeto 25 parceiros de 9 países europeus, organizados por meio de um consórcio, incluindo montadoras de automóveis, fabricantes de autopeças, fornecedores de serviços e organismos de pesquisa em infraestrutura viária, energética e automobilística. O principal objetivo do projeto FABRIC é fazer uma análise da viabilidade da recarga dinâmica sem fio de veículos elétricos, com o objetivo de ampliar sua autonomia de uso.
“Ao contribuir neste projeto apaixonante com o Kangoo Z.E., estamos testando e ampliando as pesquisas relacionadas à recarga dinâmica”, afirma Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos do Grupo Renault. “Nossos engenheiros de pesquisa trabalharam em estreita colaboração com as equipes da Qualcomm Technologies e da Vedecom, demonstrando de forma bem-sucedida a integração do sistema de recarga dinâmica de veículos elétricos no âmbito do projeto FABRIC. Acreditamos que a recarga dinâmica é um dos caminhos para facilitar ainda mais o acesso ao uso de veículos elétricos”.
“Somos inventores e conseguimos recarregar veículos elétricos sem fio, o que foi comprovado por esta demonstração de recarga dinâmica”, explicou Steve Pazol, vice-presidente e diretor geral da divisão de recarga sem fio da Qualcomm Incorporated. “Estou muito orgulhoso do que conseguimos. Combinado à tecnologia da Qualcomm Halo, que, independentemente do tipo de magnetismo utilizado, cobre todos os aspectos dos sistemas WEVC**, o trabalho realizado pela equipe de engenheiros especialistas de várias partes do mundo permitiu expandir as possibilidades e apresentar nossa visão de futuro para a mobilidade urbana”.
* FABRIC é um projeto de análise de viabilidade e desenvolvimento de soluções de recarga em movimento para os futuros veículos elétricos.
** Recarga sem fio de veículos elétricos.