Como já havia certa especulação a respeito dos chipsets X79 algum tempo atrás, e quase sempre seguindo as tradições do velho ditado de onde existe fumaça, existe um ‘fogo’ ardente, a tradição veio se confirmar através de uma notícia publicada ontem, meio as escuras através do site iT.com.CN. Acontece que a Intel vai trazer um novo membro para a família dos chipsets feitos para desktops, e que são capazes de funcionar com os processadores Sandy Bridge E (entusiasta). A novidade apareceu em no site chinês iT.com.cn, apresentando as principais características do novo chipset X79 Express, que devem substituir o X58 como o top de linha.
Confira a seguir algumas das características do novo dispositivo:
- Suporte de processador: SNB-E e LGA 2011
- Número de portas USB 2.0: 14
- Número de conexões SATA: 14 (10 portas em 6Gb/s)
- PCO Express 2.0 (5GT/s): 8
- Codec de áudio integrado (suporte a HDMI e DP)
- Tecnologia Intel de rápido armazenamento (RAID 0/1/5/10)
Além das principais diferenciações do aparelho, o site chinês também liberou um Roadmap com as principais datas de lançamento do novo chipset, que deve acontecer no último quadrimestre de 2011.
O que existe por enquanto de rumores é de que o fabricante afima a promessa de que estes novos processadores tragam o que há de melhor na tecnologia Intel diretamente para o seu desktop, e o melhor de tudo: SEM RECALL !!!