397
Novas tecnologias e máquinas que tornam os processos de
transformação de plástico mais inteligentes serão
destaques na feira, que ocorrerá na Alemanha
A Wittmann Battenfeld – um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de fabricação das indústrias de plásticos – apresenta seus lançamentos na Fakuma 2014, uma das mais importantes feiras internacionais do setor de plásticos, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de outubro, na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha.
Com o lema “be smart” (ser inteligente, em português), a Wittmann Battenfeld receberá os visitantes interessados em tecnologias que tornem a moldagem e os processos de injeção de plástico ainda mais modernos. Além de novidades em equipamentos, a empresa apresentará um novo conceito que fará parte das “Indústrias 4.0”: o sistema MES (Manufacturing Execution System), que integra num banco de dados on-line todas as informações que controlam as máquinas, trazendo uma visão completa e maior agilidade e eficácia à operação.
No estande – B1, nº 1204 – estarão presentes Reinaldo Milito e Marcos Cardenal, respectivamente Diretor Geral e Engenheiro de Vendas da Wittmann Battenfeld do Brasil, que atenderão aos clientes nacionais que visitarem a feira e explicarão os benefícios deste novo conceito e dos lançamentos. “Apresentaremos na Fakuma recursos inteligentes, que interessam ao mercado brasileiro, e novas gerações de equipamentos que, além de ampliar nossas linhas de injetoras e periféricos, têm diferenciais como precisão, eficiência, dimensões compactas e facilidade de uso”, informa Milito.
Nova geração de injetoras
Uma das novidades para os transformadores de plásticos é a SmartPower, nova geração de injetoras que une recursos inteligentes e economia de energia. Com dimensões compactas, possui acionamento servo-hidráulico de baixo nível de ruído. Totalmente elétrica, utiliza o sistema KERS – na fase de redução da velocidade para a proteção do molde, transforma a energia cinética em energia elétrica, direcionando-a para outras funções e etapas do processo.
Nesta injetora, os blocos hidráulicos são integrados ao lado da unidade de fechamento, o que eleva a precisão e torna os movimentos mais dinâmicos, ampliando a eficiência. A unidade de injeção é de fácil acesso, inclusive para a remoção de peças, e o sistema de fixação inteligente, com blocos hidráulicos integrados, contribui para a precisão dos controles, graças aos cilindros que se deslocam através de guias lineares.
A operação se dá pelo sistema UNILOG B6P, que armazena todos os dados, favorece a integração das máquinas e manutenção remota, permitindo a programação e análise de todos os parâmetros do ciclo. Durante o evento, será possível conhecer a SmartPower em funcionamento.
Lançamentos em robôs
Também na feira, a empresa apresenta a nova série de robôs W8 pro, concebida para garantir maior dinamismo e baixo consumo de energia. O modelo W843 pro deve atrair a atenção dos transformadores nacionais: possui função EcoVacuum, que otimiza o consumo de ar comprimido, uma vez que o Venturi é ativado somente quando o nível de vácuo necessário para suportar o produto for solicitado. Conta com baixa emissão de ruídos, sistema de conexão para os circuitos de vácuo, garras incorporadas ao eixo vertical do aparelho e o já conhecido quadro de comando integrado à viga transversal. O novo design com Lâmpadas de LED sinalizam de forma imediata o status da unidade de produção. O robô utiliza a mais recente versão do software do sistema de controle, o R8.3, de alto desempenho e funções que tornam os ajustes e a interação com as injetoras e com o operador ainda mais fáceis. Os robôs desta nova série terão cursos verticais que variam de 1.600 a 2.600 mm e capacidade de cargas entre 15 e 35 kg, dependendo do modelo.
Outra novidade é o robô WP80 sprue piker com sistema de controle Net8, altamente preciso na remoção de peças pequenas e canais de injeção (galhos). A programação do Net8 é feita por um TeachBox acionado por toque na tela (touch screen), com dados em diferentes idiomas, que permite até 32 programações e recupera programas pré-definidos.
Novidades sob medida
A Wittmann Battenfeld apresenta a nova série de controladores de temperatura, com destaque para o modelo TEMPRO basic C120, com resfriamento direto e design compacto. Para melhor atender às necessidades dos transformadores, o equipamento está disponível com diferentes pacotes em termos de tamanho, bombas, capacidade de aquecimento e de refrigeração. Destaque para a capacidade de aquecimento que agora vai até 46 kW – uma novidade da marca.
Na Fakuma, a empresa também mostrará o Ultrasound Dual Flow Control, novo opcional para os controladores de temperatura da conhecida série PLUS D, que utiliza ultrassom para a medição e pode operar com temperaturas de 20° a 180°C. Realiza medições em taxas de fluxo que variam de 0,5 a 40 l/min, com precisão de ± 5% do valor real. Por conter circuitos de controle de temperatura separados, permite a dupla medição de vazão, o que garante a confiabilidade contínua dos processo.
Soluções para secagem e dosagem de material também serão lançadas na feira. Os desumidificadores Aton plus, que ampliam a linha DRYMAX, têm novos design e interface para o usuário. O display por toque na tela (touch screen) oferece uma visão geral de todos os parâmetros de secagem e facilidade de operação, pelo menu de navegação gráfica. Caracteriza-se pela economia de até 48% do consumo de energia elétrica, por fatores como otimização da fase de regeneração e seleção automática do método de secagem. Disponíveis em vários tamanhos, são fornecidos com capacidades de ar seco a 30 m³/h, 70 m³/h ou 120 m³/h e consumo de processamento de até de 70 kg/h.
Outra novidade é o módulo FC Plus, opcional introduzido nos DRYMAX Battery, que regula o volume de ar fornecido aos silos por meio de um inversor de frequência. O ajuste é feito automaticamente, sem a intervenção do operador. Tal recurso previne o uso do inversor de forma ineficiente – o que ocorre tipicamente quando o ajuste manual é requerido. Caso o sistema possua mais de um desumidificador, um dos equipamentos pode até ser desligado, em função da diminuição da demanda de material, enquanto a velocidade do outro equipamento é ajustada. Uma vez que o módulo FC detecte um novo aumento no consumo, o desumidificador principal aumentará seu rendimento; quando o fluxo é insuficiente, o segundo desumidificador entra em operação. Os modelos Standard contam também com o SmartReg, um sistema de controle do aquecimento de regeneração; e os silos Silmax vêm equipados com as válvulas SmartFlow, que ajustam o fluxo de ar de acordo com o tipo de material e variações no consumo.
O novo dosador gravimétrico GRAVIMAX G56 permite a mistura de até seis aditivos diferentes, com capacidade de até 5 kg por ciclo. A dosagem se dá por acionamento pneumático, com válvulas de medição resistente ao desgaste. A unidade de pesagem RTLS (Real Time Live Scale) determina quantas vezes e por quanto tempo cada válvula de medição deve ser ativada, o que gera elevada precisão (± 1%). No caso de consumo elevado de um material, o mesmo pode ser dosado por dois recipientes ao mesmo tempo, o que aumenta a produção em até 30%. O sistema possibilita que as proporções de materiais possam ser alteradas durante a operação. A função Smart Regrind, por exemplo, evita que o dosador pare por falta de material moído. O equipamento compensa essa falta com outro material (virgem) automaticamente.
Serviço:
Fakuma 2014 – International Trade Fair for Plastics Processing
14 a 18 de outubro, em Friedrichshafen – Alemanha
Estande da Wittmann Battenfeld: B1, número 1204
http://www.fakuma-messe.de/en/fakuma/