Home Mídia Corporativa Utilizar a mangueira ideal na construção da rede elétrica é essencial para evitar incêndios

Utilizar a mangueira ideal na construção da rede elétrica é essencial para evitar incêndios

por admin

Entre os equipamentos necessários, a mangueira de borracha exerce uma grande importância no combate de incêndios, especialmente no que diz respeito a preservação da rede elétrica, para que os danos não sejam ainda maiores.

Quais mangueiras deve ser utilizada para prevenção de incêndio na rede elétrica?

Mangueiras de borracha para prevenção de incêndios são fabricadas seguindo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Entre as especificações, as principais é a fabricação da mangueira de borracha com união, o que significa que a empatação desse equipamento deve ser realizada pelo próprio produtor e não deve ser repassada para terceiros sem o consentimento do fabricante.

Com esta norma estabelecida, o ganho de mercado foi bem alto, uma vez que os clientes passaram a receber uma mangueira de borracha com mais qualidade e com a capacidade de resolver qualquer defeito de uma maneira mais rápida e simplificada.

Além disso, a fábrica de mangueira deve seguir as normas quanto ao seu tamanho, podendo o produto ser encontrado nos diâmetros de 2 ½ (65 mm) e 1 ½ (38 mm) e sua extensão pode variar entre 15 a 30 metros de comprimento.

Modelos mais indicados para a prevenção de incêndio na rede elétrica

“Entre os modelos mais indicados para evitar incêndios na rede elétrica, se destacam a mangueira de borracha isolante e a isolante com fibras de vidro e borracha antichamas”, conforme explica a fabricante de mangueiras Maxxflex .

A composição da mangueira de borracha isolante é feita com material sintético que não conduz eletricidade e tem grande resistência a abrasão, podendo ser utilizada a uma temperatura de até 80 ºC. Sendo assim, o modelo é perfeito para sistemas de refrigeração e altos fornos, impossibilitando a passagem de descargas elétricas.

Já para a mangueira de borracha isolante com fibras de vidro e borracha antichamas, sua composição sintética tem como objetivo realizar a isolação e a proteção de cabos elétricos nas bocas de fornos, podendo ser utilizadas também para a refrigeração e com uma resistência que pode chegar até os 80 ºC

Importância de se escolher uma mangueira antichamas de qualidade

As mangueiras de borracha de prevenção a incêndios precisam seguir todos os padrões de qualidade impostos pela ABNT. Dessa maneira, os produtos fabricados dão à mangueira leveza, flexibilidade e resistência.

Além disso, é necessário que elas sejam fabricadas com materiais indicados para o produto e apresentem uma boa vida útil, diminuindo a preocupação com manutenções ou trocas por algum defeito recorrente em sua composição.

O fabricante precisa estar atento aos controles de qualidade, uma vez que esse fator é determinante para a utilização do produto em plena segurança e prevenção de possíveis acidentes. Por isso, caso surja a dúvida, é importante realizar uma pesquisa prévia de fabricantes e ter em mente que a avaliação de clientes faz toda a diferença.

Website: http://maxxflex.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário