472
Empresa amplia portfólio de soluções para áreas classificadas com o lançamento
das linhas de caixas de ligação de segurança aumentada e de prensa-cabos
Atenta às necessidades do crescente mercado brasileiro de áreas classificadas, a Tramontina Eletrik tem investido continuamente no desenvolvimento de novos produtos para este setor. As novidades mais recentes para este segmento são as linhas CEEx de caixas de ligação de segurança aumentada e segurança intrínseca e a PCEx de prensa-cabos à prova de explosão e segurança aumentada para cabos não armados e armados.
Os lançamentos, voltados principalmente para a indústria, podem ser aplicados em empresas de diversos segmentos, com destaque para os mercados de óleo e gás (onshore e offshore), geração de energia, mineração, química, alimentos e transporte ferroviário.
“Essas soluções já estão à disposição dos usuários no mercado, e elas complementam a nossa linha de produtos para áreas classificadas. Este é um setor que tem crescido fortemente no Brasil nos últimos anos e que exige itens que aliem eficiência, confiabilidade e qualidade. Estas características acompanham todos os lançamentos da Tramontina Eletrik e os clientes têm valorizado nosso compromisso em oferecer soluções seguras de alto nível para este setor”, comenta Roberto Aimi, diretor da Tramontina Eletrik.
Caixas de ligação
A linha CEEx está disponível em duas opções. Uma delas tem as caixas de ligação fabricadas em liga de alumínio copper-free e aço inox 316 L. Essa linha oferece opções de caixas com proteção Ex e (segurança aumentada), Ex tb (poeiras combustíveis) e Ex i (segurança intrínseca) para uso em ambientes com atmosferas explosivas.
As peças, indicadas para as zonas 1 e 2 e 21 e 22, possuem entradas de 3/8” a 2” NPT e M16 a M75 e contam com tampa fixada ao corpo com parafusos imperdíveis, conexões terra em aço inox, chapa interior fabricada em polímero e junta de vedação de neoprene que assegura o Grau de Proteção IP65.
A outra linha que faz parte da CEEx é a de caixas de ligação fabricadas em poliéster reforçado com fibra de vidro. Ela também oferece opções de caixas com proteção Ex e (segurança aumentada), Ex tb (poeiras combustíveis) e Ex i (segurança intrínseca) para uso em ambientes com atmosferas explosivas, nas zonas 1 e 2 e 21 e 22.
Características: entradas de M16 a M50, acabamento preto (segurança aumentada) e azul (segurança intrínseca), junta de vedação de silicone para assegurar o Grau de Proteção IP65, conexão terra em aço inox e chapa interior fabricada em polímero.
Prensa-cabos
A linha PCEx também divide-se em duas partes. Uma é a linha de prensa-cabos de segurança aumentada para cabos não armados e armados, que é fabricada em liga de alumínio, aço inox, latão e latão niquelado. As peças têm proteção Ex e (segurança aumentada) e Ex tb (poeiras combustíveis) e possuem roscas de 3/8” a 4” NPT e M16 a M100. Elas têm Grau de Proteção IP65 e IP68 e são aplicadas na entrada e saída de cabos elétricos para invólucros de segurança aumentada.
A outra linha é de prensa-cabos à prova de explosão e segurança aumentada para cabos não armados e armados, também fabricada em liga de alumínio, aço inox, latão e latão niquelado. As peças têm proteção Ex d (à prova de explosão), Ex e (segurança aumentada) e Ex tb (poeiras combustíveis) e possuem roscas de 3/8” a 4” NPT e M16 a M100. Elas têm Grau de Proteção IP65 e IP68 e são aplicadas na entrada e saída de cabos elétricos para invólucros à prova de explosão e segurança aumentada.