• Além de expor o pioneiro Pre Fab Data Center, projetado e certificado para TIER3, com neutralização de carbono e com telhado verde, a empresa de soluções marca o lançamento do Data Bunker TIER4, direcionado para PMEs, empresas com filiais ou entidades governamentais
No início deste mês, a TIER4 Intelligent Solutions realizou um evento exclusivo, com mais de 250 executivos de TI, para o lançamento oficial de duas soluções brasileiras de Data Centers. A ação aconteceu na Hípica Paulista, em São Paulo, e contou com a presença de diretores, gerentes, técnicos e parceiros e fornecedores dos setores de infraestrutura de rede, segurança física, combate e prevenção contra incêndios, refrigeração, energia e certificadoras.
Durante o encontro profissionais de TI (End-User), representantes de canais de vendas, revendedores e outros técnicos e executivos conheceram por dentro a invenção brasileira certificada pela ONU Pre Fab Data Center, para médias e grandes empresas; e a solução modular Data Bunker TIER4, direcionada às empresas com filiais, PMEs e às entidades governamentais descentralizadas.
Na abertura do evento, o CEO da TIER4, Daniel Fazenda Freire, recepcionou os executivos e técnicos relatando suas experiências para trazer de diversos lugares do mundo, algumas tecnologias de Data Centers, capazes de atender a atual posição dos clientes brasileiros, contribuindo com a segurança das informações armazenadas e infraestrutura superior às que são oferecidas no mercado nacional.
“A TIER4 oferece ao mercado nacional mais do que uma tecnologia de data Center, oferece uma variedade de soluções completas, com o objetivo de atender a necessidade especifica de cada cliente e para ofertar a melhor solução disponível no mercado”, relata Freire.
Ambientes críticos e maior volume de dados
Outro ponto alto do evento foi a palestra do diretor de pesquisa do Gartner, Henrique Cecci, que apresentou palestra sobre a “As 10 principais tendências e tecnologias que terão um impacto critico em TI, nos próximos cinco anos”. Com foco em servidores, energia, refrigeração, otimização de custos, os estudos da consultoria apontam que o volume de dados deverá crescer até 800%, até 2020. Aproximadamente 80% serão informações não estruturadas.
“As companhias são obrigadas a investir em Data Centers mais eficientes e inteligentes, continuando a fazer um planejamento das informações que devem permanecer dentro de casa e os serviços que serão terceirizados, seguindo a tendência do processamento das aplicações em redes híbridas”, analisa Cecci. “Os data centers se tornaram críticos e têm que estar preparados para atender os negócios, daqui para frente“.
Conheça as soluções TIER4
As soluções da TIER4 respeitam o conceito de missão critica, o que valoriza os ambientes, à prova de quedas de energia, panes elétricas, incêndios, alagamentos, segurança, evitando situações que deixem os sistemas das empresas vulneráveis ou passíveis de perdas de informações irreparáveis. E todas as soluções para Data Center são projetadas para atender aos mais rigorosos padrões internacionais, a fim de garantir infraestrutura de alta segurança física e lógica, que seguem as normas NEMA e IEC – certificadoras de qualidade para a segurança, desempenho e outros atributos de qualidade do produto final.
– Data Bunker: solução registrada como invenção brasileira no INPI, o Micro Data Center é uma solução modular segura para espaços compactos, direcionado às pequenas e médias empresas e aplicações descentralizadas, como empresas que tenham filiais ou entidades governamentais. A solução abriga um rack de 19 polegadas, com capacidade para equipamentos de TI, de até 36 U’s livres, tem proteção e detecção de incêndios (FM-200), ar condicionado de precisão e UPS (redundância opcional), acesso biométrico com senha, monitoramento 24h, com CFTV, DCIM integrado (100% monitorado), atenuador de ruídos, proteção contra água e poeira (IP65), além de rodízios e ilhós para transporte. E todos os itens são customizados, para garantir o melhor preço para os clientes.
– Pre Fab Data Center – Solução também registrada pela TIER4, esta nova categoria de Data Center apresenta design sob medida para empresas de médio e grande porte, sem a necessidade de reservar espaços dentro da empresa – isso porque oferece a opção de revestimento blindado (chapa de aço de 4mm de espessura mais manta de aramida).
Com o prazo de instalação de 90 dias, abriga entre 4 e 15 racks (atende projetos especiais), com solução ‘All-In-One’, preparado com certificação TIER III, o centro de dados tem grau de proteção IP65 (NBR60529), oferece redundância N+1 ou N+N e ar condicionado de precisão, detecção, supressão e proteção contra fogo (até 120 minutos). O PRE FAB Data Center é energeticamente eficiente, oferece a praticidade do ‘plug and play’ (tensão com entrada de 380V), com opção de cabling e UPS’s.
Meio ambiente e eficiência energética
Como eficiência energética sempre é um assunto em destaque para qualquer sistema inovador, os Pre Fab Data Centers da Tier4, contam com a Neutralização de Carbono, de toda sua confecção e também telhado verde, o qual minimiza a temperatura interna, economizando energia para o uso do sistema. A solução teve toda a emissão de carbono, gerada pela fabricação e transporte, neutralizada por órgão certificado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já foram neutralizados mais de 5 toneladas de CO2, dos gases de efeito estufa, referentes a criação do projeto.
“Damos muito valor ao quesito sustentabilidade. Por isso, consolidamos a utilização de telhado verde em nosso container, o qual diminui a interferência externa de temperatura. Por consequência, a solução necessita menos ar condicionado, reduzindo os gastos com energia, além de minimizar a reflexão de raios solares para a atmosfera”, finaliza o CEO da empresa.
Entre as marcas parceiras que apresentaram suas soluções de infraestrutura de rede, segurança física, combate e prevenção contra incêndios, refrigeração e energia no evento da TIER4, estavam as parceiras Dell, Eaton, Legrand, Marca Telecom, Elite ACS, Dala, Yhenom, D2F Engenharia, TÜV Rheinland, Torum, e diversos outras entidades do setor.