Uma nova técnica para a conservação e higienização de alimentos, por meio da irradiação, está sendo usada em diversos países da Europa e da América. A tecnologia “Radiação Gama” foi apresentada no stand da Feira Expo Tecnologia & Ciência, da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A Radiação Gama permite que alimentos de origem animal e vegetal preservem as qualidades originais por mais tempo, além de eliminar o risco de contaminação e proliferação de doenças por meio do alimento.
Segundo o tecnólogo Elder Magalhães, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), a técnica proporciona a conservação dos produtos por mais tempo, auxilia no processo de desintoxicação, elimina bactérias prejudiciais à saúde e ovos de insetos que apodrecem o alimento, e consequentemente evita desperdício de alimentos.
Magalhães garante que a técnica não interfere no sabor, valor nutritivo e demais características do produto.
Apesar dos benefícios, a técnica não ainda não é usada no Brasil, por se tratar de uma tecnologia de custo elevado. “A técnica só é usada por grandes empresas de alguns países, como EUA, Canadá, México, Argentina e Japão. Caso fosse usada no Brasil, iria diminuir o desperdício de produtos e permitiria às pessoas com menos poder aquisitivo adquirir alimentos com preços baixos”, destacou Elder Magalhães.
Agenciado por VALQUÍRIA FERREIRA
Colaboração OverBR – FTTP HS 2122-89 OverBR Canal