| |
A T-Systems do Brasil, subsidiária de uma das líderes mundiais em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT), pertencente ao grupo Deutsche Telekom, está consolidando sua oferta de Big Data no mercado local. A companhia criou uma estrutura exclusiva que está desenhando soluções específicas para os clientes brasileiros. Jefferson Stela, head da área de Big Data da T-Systems do Brasil, explica que as principais ofertas da empresa estão baseadas nas tecnologias Hadoop (Cloudera) e SAP HANA. “Para a plataforma HANA, somos uma das primeiras empresas globalmente certificadas e prontas para oferecer soluções em nuvem”, revela Stela, lembrando que esse tem sido um dos fatores mais importantes na precificação de propostas, oferecendo aos clientes um modelo de negocio que permite crescimento e investimento relacionados a sua especifica necessidade. O executivo ressalta, no entanto, que o principal foco da T-Systems neste momento não é a tecnologia. “Estamos nos aprofundando nas características dos negócios de nossos clientes com o objetivo de oferecer novos insights, transformando informação em valor.” defende. Estratégia Para o desenvolvimento destas soluções, Stela tem se reunido com os times de indústria da T-Systems para, juntos, criarem casos de negócio específicos que poderão ser apresentados aos potenciais clientes. “As empresas brasileiras ainda estão se familiarizando com o conceito e por isso ainda buscam resultados operacionais ou apenas relacionados a velocidade com que se trata o dado. Procuramos desmistificar esta ideia e ir um pouco além, entendendo os casos de negócios que podem ser relacionados a cada indústria, demonstrando resultados alcançados a nossos clientes e entendendo se estes seriam aplicáveis em seu negócio e quais outros mais podem surgir dentro de cada cenário”, diz, lembrando que Big Data trata de informações estratégicas e que, por isso, a T-Systems deve estar preparada para oferecer soluções em diferentes formatos e plataformas. “Alguns clientes optam por suas soluções hospedadas em casa, outros preferem trabalhar em nuvem. Estamos prontos para atender ambos”, diz. De todo modo, Stela reconhece que, no contexto da oferta como serviço, a T-Systems ocupa uma posição diferenciada por conta de sua oferta em nuvem, onde o cliente paga por aquilo que utiliza de recursos, diluindo os custos ao longo do período do contrato. “O foco do Big Data é transformar dados em valor, e isso terá que ser provado aos poucos. Os projetos serão conquistados passo a passo e caso a caso dentro dos clientes”, ressalva. Para conquistar o mercado brasileiro, além do time local, a subsidiária conta com o suporte do time global de Big Data da T-Systems, que trabalha no desenvolvimento de soluções end-to-end, ofertando soluções sobre medida para todos os tipos de necessidade. “Nosso posicionamento no mercado Brasileiro segue a estratégia Global da T-Systems para oferta em Big Data apoiada em solução e cases globais a serem aplicados no mercado local,” completa o presidente da T-Systems do Brasil, Ideval Munhoz. Com uma infraestrutura global de data centers e redes, a T-Systems é pioneira na oferta de soluções em nuvem desde 2005, e oferece soluções integradas para o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicativos e serviços. É parceira estratégica e global da SAP, provendo serviços de gestão, tecnologia e outsourcing para mais de 3,6 milhões de usuários SAP no mundo, sempre comprometida com a inovação. Presente no Brasil desde 2001, com 11 escritórios e mais de 2 mil colaboradores, a T-Systems é uma das provedoras líderes de serviços de ICT para o setor automotivo, com forte atuação nos segmentos de manufatura, bancos, seguradoras, serviços, saúde, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque na atuação para o mercado offshore. Com presença em mais de 20 países, e cerca de 50 mil colaboradores, registrou um faturamento de 9,5 bilhões de euros em 2013. |
T-Systems do Brasil consolida oferta de Big Data
465