Market&Share criou um protótipo para facilitar a consolidação de dados em empresas de comércio eletrônico
A companhia escolhida apresentou uma ferramenta baseada na resolução de um problema comum a todas as organizações de comércio eletrônico, a gestão de informações. Atualmente, qualquer e-commerce precisa tomar decisões sobre investimento em mídia online, carro chefe para atrair potenciais clientes, mas se não souber analisar os dados que gera, dificilmente chegará a uma decisão assertiva de negócio que reflita em lucro.
Para uma boa gestão de um e-commerce é necessário, em primeiro lugar, integrar as diversas fontes de informação disponíveis, incluindo dados oriundos de sistemas de ERP, de softwares especialistas em Logística e Distribuição e das demais plataformas digitais. Essa consolidação permite aos gestores do comércio eletrônico identificar os canais que trazem clientes mais lucrativos ou os que tem a melhor taxa de pedidos efetivados. Atualmente, muitas empresas realizam esse trabalho de consolidação de forma manual, com a elaboração de planilhas eletrônicas, gerando um desperdício de tempo e também de oportunidades.
A proposta da Market&Share foi desenvolver um produto baseado em Business Analytics (BA) capaz de cruzar informações distintas armazenadas em diversas fontes e gerar, de forma muito simples e online, um cenário preciso para pautar ações de marketing relevantes, alinhadas à estratégia da loja virtual.
“O conhecimento da Market&Share em e-commerce aliado à capacidade de análise e integração de informações da plataforma GoodData permitiu a criação de uma aplicação “plug and play” altamente relevante para a lucratividade das empresas que atuam nesse segmento”, enfatiza Gilmar Hansen, diretor de produtos fluig da TOTVS.
Para Paulo Henrique Munhoz, um dos sócios da Market&Share, participar do Analytics Challenge foi uma oportunidade importante para a criação de um produto agnóstico que ajudará a resolver o problema de muitas empresas de comércio eletrônico na hora de buscar, cruzar e consolidar dados de diversas fontes e transformá-los em indicadores eficientes de negócios. “Começamos o projeto pensando em uma ferramenta que nos ajudaria no dia a dia, mas durante o processo percebemos que tínhamos na mão a chance de desenvolver uma solução que fazia sentido para todo o mercado de vendas online. Com a conquista do primeiro lugar, já iniciamos um protótipo, que entrará em fase de testes no próximo mês”, destaca o empreendedor.
A parceria entre as empresas foi iniciada em junho de 2013, quando a TOTVS Ventures, braço de Venture Capital da TOTVS, liderou um investimento de US$ 22 milhões na companhia localizada no Vale do Silício, tornando-se distribuidora exclusiva na América Latina de soluções de Big Data e Analytics e integrando as plataformas da americana em seu portfólio. O TOTVS Smart Analytics powered by GoodData, o Fluig Analytics, dashboards personalizados e flexíveis e Plataforma como Serviço são algumas das ofertas lançadas ao mercado.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.