BigMemory for Financial Services, armazena e analisa grandes quantidades de dados em tempo real, permitindo agilidade e rapidez na tomada de decisões
São Paulo, fevereiro de 2016 – A ampliação da acessibilidade às tecnologias móveis tem repercutido fortemente no mercado financeiro, mais especificamente no setor bancário. Novas soluções e ferramentas de dados têm permitido que os bancos ofereçam serviços que interajam melhor com os seus clientes, que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes quanto à velocidade, qualidade e segurança oferecida por essas instituições.
A Software AG vem acompanhando de perto estas transformações, tanto no que tange ao amadurecimento tecnológico e seus usos potenciais quanto no aumento dos riscos inerentes a este processo e, neste sentido, tem atentado às necessidades de proteção e diminuição dos riscos nas empresas.
“Ao mesmo tempo que a mobilidade permitiu grandes avanços no setor bancário e a aproximação com o cliente, também permitiu o crescimento do risco de fraudes, invasões, entre outros crimes digitais que geram enormes prejuízos aos bancos e seus clientes”, afirma Marcus Leite (foto), arquiteto de Soluções de Negócios da Software AG.
Abrir mão do uso destas inovações em função dos possíveis riscos não é uma alternativa, visto que elas tornaram-se um diferencial competitivo para os negócios, todavia é preciso ter sempre em mente que, na mesma medida que se desenvolvem as ferramentas e demais recursos preventivos contra ações ilícitas, também oshackers criminosos se sofisticam.
“Considerando o tamanho do fluxo de movimentações financeiras existente na rotina dos bancos, é inviável para uma instituição ignorar os riscos de fraudes. Uma pesquisa feita pelo Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, por exemplo, aponta que só em março de 2015 houve mais de 183 mil tentativas de fraude de roubo de identidade no Brasil. Isso significa que só naquele mês ocorreu uma tentativa a cada 14,6 segundos no país”, salienta Marcus Leite.
Buscar por soluções que sejam mais seguras e menos suscetíveis a possíveis invasões não pode ser a única estratégia. É necessário utilizar-se de ferramentas avançadas de analise e monitoração em tempo real capazes tanto de incrementar os cenários de negócio, quanto ampliar a capacidade de detecção de irregularidades.
Soluções em real-time
Dentro desse cenário, para prevenir e evitar grandes prejuízos, muitos bancos têm investido em soluções que contemplam monitoramento e análise de dados em tempo real, valendo-se a inteligência tecnológica aliada ao Big Data para mapear instantaneamente, movimentações suspeitas nas contas dos seus clientes.
O BigMemory for Financial Services da Software AG, por exemplo, possibilita o armazenamento e análise de centenas de terabytes em memória e acesso ultrarrápido operações e riscos que possam afetar operações em bancárias.
“O diferencial do BigMemory for Financial Services é aliar as capacidades do In Memory Big Data para armazenamento e recuperação de enormes volumes de dados com baixíssima latência às capacidades do Big Data Stream Analytics para processamento em real-time de transações de dados envolvidos no fluxo bancário. A solução permite monitorar cenários suspeitos reduzindo o risco de fraudes além de impactar positivamente no desempenho dos lucros corporativos, já que permite, entre outros benefícios, mapear comportamentos, gerir riscos, segmentar clientes.” afirma Marcus Leite.
Relacionamento com o cliente
Outra aplicação notável do BigMemory for Financial Services está relacionada com a gestão do relacionamento com o cliente. A velocidade e a segurança características da solução são requisitos imprescindíveis para a personalização do atendimento de forma a prover uma excelente experiência no uso dos serviços tanto em agências físicas quanto nos meios on-line.
“Aprofundar o relacionamento com o cliente vai além de fornecer um bom atendimento. É preciso disponibilizar serviços personalizados e bem adequados às necessidades do cliente considerando seu perfil. Para atender este desafio é necessário utilizar todos os dados históricos disponíveis do relacionamento com o cliente.”, conclui.
Sobre a Software AG
A Software AG permite que os clientes inovem e se diferenciem no mundo digital. Seus produtos ajudam as empresas na combinação de sistemas existentes locais e na nuvem em uma única plataforma, que otimiza e digitaliza seus negócios. A combinação de gestão de processos, integração de dados em tempo real e análise em uma Plataforma de Negócios Digital permite que os clientes impulsionem a eficiência operacional, modernize os seus sistemas e otimize os processos para a tomada de decisões mais inteligentes. Com mais de 45 anos de inovação voltada ao cliente, a empresa é classificada como líder em muitas categorias inovadoras de TI. A Software AG tem mais de 4.300 funcionários em 70 países e teve receita total de € 873 milhões em 2015.Saiba mais sobre a empresa em www.softwareag.com