A Strategos, consultoria internacional em estratégias de inovação fundada por Gary Hamel, traz para o Estado de Minas Gerais, através da STRG Consulting, metodologias exclusivas para empresas buscarem diferenciação e competitividade
“O futuro não deve ser apenas um desdobramento do passado e sim o futuro que construímos”. É a partir dessa premissa máxima que a empresa internacional, líder mundial em consultoria de estratégia e inovação chega ao mercado mineiro, apostando no grande potencial do terceiro maior mercado do país. Referência mundial na criação de estratégias de crescimento e diferenciação, a Strategos foi fundada nos Estados Unidos em 1995 por Gary Hamel, autor de Best Sellers como “Competing for the Future”, “Leading the Revolution” e “The Future of Management”; e Peter Skarzynski, autor de “Innovation to the Core”. Com escritórios em Chicago, Londres e Lisboa tem colaborado com empresas de todas as indústrias e geografias, desenvolvendo estratégias de crescimento e diferenciação. Entre seus principais clientes pelo mundo estão Nokia, Shell, Korea Telecom, Microsoft, Best Buy, Disney, Roche, Syngenta, dentre outras.
A STRG Consulting, empresa que pertence ao grupo Strategos Internacional, chegou a São Paulo em 2010 e agora conta com um HUB em Minas Gerais, potencializado pela entrada para a empresa do consultor, Paulo Adriano Borges que atua em Minas há mais de 30 anos. “O know-how dos consultores e a metodologia exclusiva da Strategos Internacional representam o diferencial competitivo na trajetória de empresas de atuação global e, agora, também podem ancorar o crescimento e a perpetuação de empresas de Minas Gerais. O Estado tem todas as condições econômicas e de desenvolvimento para ser referência em inovação no país”, reforça Borges. A STRG Consulting ajuda as empresas no Brasil a encontrar rotas de crescimento, seja com produto, serviço ou modelo de negócio; a diferenciação é o meio pelo qual se constroem essas oportunidades.
A metodologia da empresa destaca-se pela imersão no ambiente de negócios dos clientes e pela provocação de discussões estratégicas sustentadas por um processo de consultoria exclusivo. Diante dos desafios e rápidas mudanças de mercado envolvendo demandas de clientes, concorrência e novas tecnologias, a inovação tornou-se um diferencial competitivo que garante a sobrevivência das empresas no longo prazo. Para Borges, inovação hoje não deve ser apenas um conjunto de novas ideias isoladas, mas um processo que deve estar no cerne da organização. “Esta é uma realidade de empresas dos diversos segmentos, incluindo o setor de mineração e siderurgia, que é muito forte em Minas Gerais e pode encontrar na diferenciação uma forma de fugir da pressão provocada pela comoditização de seus produtos”, destaca.
A principal finalidade é estimular as empresas a construir sua própria visão de futuro e uma estrutura de gestão da inovação que funcione de forma orgânica e contínua. “Nosso objetivo é criar e enraizar competências de inovação na organização, permitindo ao cliente desenvolver a prática de uma forma contínua e independentemente de nosso auxílio”, enfatiza o diretor da STRG Consulting, Miguel Cardoso Pinto. Dessa forma, o trabalho realizado pela STRG é perpetuado ao longo dos anos nos clientes. A STRG Consulting também atua no treinamento dos líderes das companhias, proporcionando um processo de inovação sustentável e contínuo, com a disseminação do conhecimento de forma estruturada. A gestão da inovação, assim, minimiza prejuízos com as eventuais trocas de executivos.
Inovação como diferencial competitivo
Há muitas empresas inovadoras que se lançam no mercado, mas não conseguem sobreviver por não conseguirem inovar de forma cíclica. As empresas que não possuem essa capacidade serão, cedo ou tarde, superadas ou vendidas. É preciso adaptar-se ao mercado, adotar novas posturas e desenvolver novas competências-chave. “Uma empresa será inovadora de fato somente se ela conseguir fazer isso constantemente, se a inovação partir de qualquer lugar e qualquer pessoa. Por isso é importante que essa gestão esteja enraizada nas estruturas da organização como um todo e a STRG auxilia no desenvolvimento dessa chave”, explica Paulo Borges.
Por que me alinhar com os best practicies se eu posso superá-los? Por meio da metodologia STRG, as organizações são instruídas a localizar dentro de suas competências os caminhos para se diferenciar e se tornar o melhor em sua atividade. Da mesma forma é realizado o trabalho de treinamento da equipe para replicar o processo automaticamente; o resultado auxilia empresas de médio e grande porte a manterem sua curva de crescimento sempre ascendente. “A gestão de inovação é uma solução eficaz para negócios comoditizados e mercados ameaçados, além de solucionar as incertezas de muitos empreendimentos com relação a seu posicionamento no futuro”, afirma.
A empresa no Brasil
Com sede na cidade de São Paulo desde 2010, o escritório da STRG Consulting é comandado pelos executivos Miguel Duarte e Miguel Cardoso Pinto, além da colaboração de Paulo Adriano Borges, em Belo Horizonte. Entre seus principais clientes no Brasil estão FIAT, Gerdau, Vale, Faber Castell, Embraco, Embraer, InterCement, Fleury e Whirlpool.
Dentre os principais trabalhos que a STRG Consulting propõe estão a Fábrica de Inovação Radical – metodologia própria para gerar soluções radicais para os desafios mais relevantes da empresa e a Fábrica de Inovação Exploratória – metodologia que apoia a empresa na construção de uma visão própria do futuro e a consequente identificação de estratégias e de oportunidades de crescimento. A STRG também oferece capacitação para a formação de líderes de inovação, com metodologias que unem teoria, prática e experiência vivencial nos melhores padrões internacionais.