Pela primeira vez na cidade, serão 12 cruzamentos que terão o controle inteligente do fluxo de veículos.
A partir de abril, 12 cruzamentos da Avenida Nilo Peçanha – uma das mais movimentadas da Zona Norte de Porto Alegre – receberão semáforos inteligentes. Trata-se do Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (chamado SCATS), fornecido pela empresa gaúcha Digicon, que permite que os tempos de verde sejam alterados automaticamente conforme a aproximação de veículos nos cruzamentos. Esta tecnologia, que é inédita na capital gaúcha, se utiliza de detectores virtuais com câmeras de vídeo e comunicação de dados através de fibra ótica. Toda a gestão será realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) por meio do Centro de Controle e Mobilidade Urbana (CECOMM).
Segundo dados da EPTC, o fluxo de veículos na Avenida Nilo Peçanha com a Rua Tomaz Gonzaga chega a 56 mil por dia e no cruzamento com a Rua José Antônio Aranha a 52 mil veículos. “O sistema contribui para melhorar a trafegabilidade dos veículos, reduzindo os tempos de espera e aumentando a fluidez mesmo nos horários críticos”, afirma Hélgio Trindade, diretor de Mobilidade Urbana da Digicon.
No Brasil, o SCATS opera com sucesso em diversas cidades brasileiras: Vitória (ES), Osasco (SP), São José dos Campos (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Belo Horizonte (MG).
Além de melhorar o fluxo de trânsito, o uso do sistema também traz sua contribuição ao meio ambiente ao provocar queda nas emissões de gases em 7% e de consumo de combustível de até 12%.
Confira os trechos com a Avenida Nilo Peçanha que contarão com a nova tecnologia:
– Avenida Antônio Carlos Berta
– Avenida General Barreto Viana x Avenida Veríssimo do Amaral (próximo Parque Germânia)
– Avenida João Wallig
– Avenida Marechal Andréa
– Avenida Sociedade Libanesa
– Rua José Antônio Aranha
– Rua Teixeira Mendes (sentido Centro / Bairro)
– Rua Tomaz Gonzaga (próximo ao Colégio Anchieta)