Solução Real-Time Fraud Detection da Software AG melhora tempo de resposta às ameaças e diminui perdas por fraudes
São Paulo, março de 2015 – Os prejuízos causados pelo aumento de fraudes virtuais são crescentes – tanto para os usuários, como para as instituições financeiras. Por isso, a popularização dos meios de pagamento digitais trouxe ainda mais a tona a necessidade da adoção de ferramentas que ajudem na prevenção de fraudes. E não é para menos: segundo uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), entre 2013 e 2014 houve um crescimento de 500% nas fraudes virtuais no país.
Segundo Ivan Silva, diretor de pré-vendas da Software AG, embora os bancos estejam evoluindo na adoção de medidas preventivas e com a automatização de aplicações que ajudam na detecção de comportamentos inesperados nas operações, ainda há um grande desafio: estender essa proteção aos múltiplos canais que têm sido utilizados pelos correntistas.
A preocupação em proteger os canais online contra fraudes também é reflexo de uma mudança de comportamento na hora das compras. Uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que em 2016 o e-commerce deva crescer cerca de 18% no Brasil, movimentando cerca de 56,8 bilhões de reais. Soma-se a isso o fato dos hackers usarem frequentemente páginas fakes de bancos, webmails e redes sociais para seus golpes.
Os riscos se tornam ainda maiores para as instituições bancárias quando não há investimento em soluções que possibilitem a rápida leitura de dados. Muitos sistemas são incapazes de ler ações suspeitas em um tempo hábil para o bloqueio da conta. Além disso, os bancos de dados mais antigos também seguem regras mais complicadas e desatualizadas para identificar um comportamento anormal, o que dificulta a ação sobre a fraude.
A solução Real-Time Fraud Detection, da Software AG foi desenvolvida para atender essa crescente demanda por proteção das instituições financeiras. Além de minimizar as perdas por fraude com a redução do tempo de detecção de riscos, ela também oferece o monitoramento em tempo real para impedir ações ilícitas em vários canais bancários e disponibiliza acesso a dados relevantes armazenados in-memory, acelerando o tempo de resposta.
“Para evitar grandes prejuízos, as instituições financeiras devem ser capazes de detectar possíveis fraudes em menos de um segundo. Só para se ter uma ideia, se apenas 0,3% dessas ações não forem identificadas a tempo, elas podem chegar a ter perdas de mais de 10 milhões ao ano. Ou seja, a identificação deve ser em tempo real”, afirma Ivan.
Outro diferencial da solução, é que ela armazena diferentes tipos de fraudes, criando um histórico completo de comportamentos, que possibilita a percepção de novos invasores e ameaças precocemente. “Esse é um atributo que merece destaque, afinal todos os dias surgem novos hackers e técnicas de invasão aos sistemas bancários. O uso de uma ferramenta programada para identificar apenas tipos específicos de vírus pode limitar a proteção”, conclui Ivan.
Sobre a Software AG
A Software (Frankfurt TecDAX: SOW) AG ajuda organizações a alcançar os seus objetivos de negócios mais rápido. O Big Data, a integração e as tecnologias de processos de negócios da empresa permitem que os clientes conduzam a eficiência operacional, modernizem seus sistemas e otimizem processos para decisões inteligentes e melhores serviços. Baseando-se em mais de 40 anos de inovações focadas no cliente, a companhia está ranqueada como líder em 14 categorias de mercado, alimentada pelo núcleo das famílias dos produtos Adabas-Natural, ARIS, Alfabet, Apama, Terracotta e webMethods.. A Software AG possui 4.400 funcionários em 70 países e teve receita de € 858 milhões em 2014. Saiba mais sobre a empresa em www.softwareag.com