A Salesforce ExactTarget Marketing Cloud anunciou o lançamento de uma plataforma que otimiza a jornada do consumidor com as marcas, o Journey Builder. A solução, que acompanha com precisão o relacionamento online do cliente com as marcas, permite o planejamento e o gerenciamento do marketing 1:1, por meio do mapeamento das interações realizadas, seja por e-mail, mobile, redes sociais, web ou produtos relacionados, proporcionando aos profissionais de marketing o poder de personalizar conteúdos de maneira dinâmica, automática e otimizar o engajamento com base nas respostas e no comportamento do cliente.
Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, mais de 50% das interações com consumidores acontece como um multievento, em uma série de ações sincronizadas, ou seja, investir em diversos canais e conhecer a jornada do cliente impacta positivamente na experiência dele com a marca, gerando, como consequência, um retorno positivo em receita. Para Scott McCorkle, CEO da ExactTarget Marketing Cloud, o futuro do marketing está justamente em conhecer a jornada dos consumidores. “Os profissionais de marketing precisam entender completamente o caminho que os clientes traçam no relacionamento com a sua marca e saber como medir e otimizar esse processo para gerar bons resultados”.
Por outro lado, também existem grandes desafios a serem superados. Um estudo da IBM mostra que 66% das companhias ainda possuem uma grande lacuna no que diz respeito a conhecer o seu cliente. Nesse cenário, o Journey Builder vai justamente permitir uma visão completa do consumidor, possibilitando às empresas identificar esse relacionamento, melhorar cada ponto de interação e medir, em tempo real, o impacto e a repercussão das ações.
“O Journey Builder nos ajudará a ficar cada vez mais próximos dos nossos clientes. Estamos construindo o relacionamento 1:1, conhecendo a jornada do nosso consumidor online em tempo real e através de todos os canais e dispositivos, além de conseguirmos otimizar a sua experiência e oferecer o que eles realmente procuram.”, explica Kevin Weiss, Chairman e CEO da SkyMall, uma das grandes empresas de e-commerce da América do Norte.
O Journey Builder aproximará as marcas de seus consumidores através das seguintes funcionalidades:
- Planejar a Jornada do Consumidor com o Journey Maps– Para desenvolver uma nova jornada, a plataforma oferece o mecanismo de ‘arrastar e soltar’, o que torna fácil localizar o exato ponto da experiência do cliente através dos vários canais e estágios do ciclo, seja e-mail, mobile, redes sociais, web ou dispositivos conectados. Além de um visual intuitivo, o Journey Maps também permite medir o desempenho das ações, e cria uma visão holística do real status da experiência do cliente com a marca.
- Personalizar a Jornada do Consumidor com os Journey Triggers – Prever e automaticamente enviar a mensagem certa, através do canal certo e no momento correto para cada cliente por uma configuração de triggers preditivos e inteligentes. Com os Journey Triggers os profissionais de marketing estarão aptos a direcionar conteúdo relevante e, com base no comportamento dos clientes, tais como carrinho de compras ou sites abandonados, oferecer a compra do produto ou alterá-lo seguindo as necessidades da situação.
- Otimizar a Jornada do Consumidor com as Journey Metrics – As análises vão capacitar os profissionais de marketing a testarem e monitorarem a eficácia de cada interação, considerando canais, mensagens e horários que apresentaram melhor desempenho, e não apenas com base em cliques ou conversões, pois as métricas também vão permitir monitorar e testar, em tempo real, cada parte da jornada com relação às metas e dados comportamentais, tais como compras, downloads, ações de fidelidade e o uso de aplicativos.
Para saber mais sobre o Journey Builder:
Assista ao vídeo de demonstração (em inglês): http://youtu.be/TV2E2v42V0c?list=PLHYDWFM-nbDu_Ocggvr9nRTlML6s1bZr4
Leia o post de Scott McCorckle no blog da ExactTarget Marketing Cloud (em inglês): http://www.exacttarget.com/blog/the-future-of-marketing-is-the-customer-journey/
Sobre a ExactTarget Marketing Cloud:
A ExactTarget Marketing Cloud, uma empresa Salesforce.com (NYSE:CRM), é uma empresa global com uma plataforma líder em marketing digital 1:1, conectando empresas e consumidores de forma inovadora. Para mais informações, acesse: www.ExactTarget.com.br.