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Inteligência artificial para CEMIG tem projeto da Radix

por Paulo Fernandes Maciel
inteligência artificial para CEMIG

Radix desenvolve projeto de inteligência artificial para CEMIG


A Radix está desenvolvendo um projeto de inteligência artificial para CEMIG, uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG).

O objetivo do projeto “P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes” é aplicar as tecnologias Omnichannel, Chatbot, Inteligência Artificial e Big Data para elevar as interações entre a Cemig e seus clientes e, assim, melhorar a comunicação entre eles.

inteligência artificial para CEMIG

Clientes contarão com tecnologias que facilitam a interação na comunicação com a empresa

  • Proatividade, autonomia e integração dos canais de comunicação compõem nosso principal campo de interesse. Estamos desenvolvendo uma plataforma inovadora que integra desde o front-end das aplicações utilizadas pelos clientes até o back-end dos sistemas que armazenam as informações necessárias para executar as tarefas requisitadas

Explica o gerente responsável pelo projeto, Adonis Carvalho.
O projeto consiste em um framework interligado a um chatbot.

Aplicações de inteligência artificial decodificam mensagens enviadas pelos clientes (ou iniciam proativamente uma interação motivada por eventos específicos) e criam uma resposta personalizada com base no perfil e no histórico de relacionamento do usuário.

  • A solução terá uma interface para entrada de dados e, em seguida, com base no que foi inserido e no próprio perfil do usuário, vai direcionar a interação para a pessoa ou sistema que dará o melhor tratamento ao assunto – comenta Adonis.

Nova experiência no relacionamento

O principal benefício gerado pelo projeto é, de fato, propiciar uma nova experiência de relacionamento entre a Cemig e seus clientes, a partir de interações personalizadas, ágeis e assertivas. Mas a Cemig sai ganhando também na padronização do atendimento ao cliente através da integração de todos os canais de comunicação.

Além disso, a automatização de tarefas, que seriam realizadas por um grande número de atendentes, terá um efeito direto na redução de despesas.


O projeto “P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes” enquadra-se no programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Cemig, sob chancela da ANEEL.

Ao todo, ele tem duração de dois anos.

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