Agência criou uma consultoria para ajudar clientes a posicionarem melhor suas marcas
Assessoria de imprensa, mídias sociais e marketing de conteúdo. Esses são os três serviços oferecidos pela InformaMídia Comunicação, agência especializada no atendimento a PMEs. Contudo, de um tempo para cá, a empresa sentiu a necessidade de inovar e oferecer aos clientes um passo anterior a essas ações. Foi assim que nasceu a ideia de realizar uma consultoria de comunicação a fim de identificar o posicionamento de marca adequado para cada cliente.
A proposta surgiu depois que a própria InformaMídia passou por um grande processo de gestão. “Contratamos uma consultoria empresarial para rever nossa visão, missão e valores. Depois, fizemos design thinking para melhorar nossa performance. Essa vivência com o universo da gestão nos fez sentir a necessidade de compartilhar essa experiência com os nossos clientes, ajudando-os na busca pelo DNA de suas marcas”, lembra Marília Cardoso, diretora da InformaMídia Comunicação.
O projeto foi lançado como um produto, oferecido aos clientes antes mesmo de ações de assessoria de imprensa, mídias sociais ou marketing de conteúdo. A consultoria de comunicação tem o objetivo de analisar o posicionamento atual da empresa, construir uma declaração de posicionamento capaz de guiar todas as ações de comunicação e entregar um planejamento de marketing que possa auxiliar a empresa no atingimento de suas metas e objetivos de mercado.
O produto está subdividido em três partes: análise, posicionamento e planejamento. Na primeira fase, durante o processo de análise, a InformaMídia realiza uma imersão no cliente para conhecer o histórico da empresa, o mercado de atuação, os concorrentes e as estratégias de comunicação. Durante essa etapa, a agência dedica-se ainda a uma auditoria de imagem.
Na segunda fase, é feita uma análise SWOT e, com base em todas as informações informações levantadas, é criado um posicionamento definitivo, que irá carregar todas as características relevantes da marca. Por fim, a consultoria de comunicação apresenta um planejamento dentro da plataforma 5W2H, (What – O que fazer / Where – Onde fazer / Why – Por que fazer/ Who – Quem irá fazer / How – Como será feito / How much – Quanto vai custar), uma das mais utilizadas no mundo da gestão corporativa.
A consultoria já foi concluída para vários clientes, tendo sempre um feedback bastante positivo. “Gostamos muito do trabalho desenvolvido pela InformaMídia. Nos ajudou a ter muito mais clareza das necessidades de comunicação para o nosso negócio. Já estamos executando várias ações sugeridas”, atesta Rogéria Albernaz, da franquia Japan Security.
Cada projeto leva em torno de 30 a 45 dias corridos. Ao final do processo, o cliente recebe um relatório completo de seu estudo de marca bem como um guia para seu planejamento de comunicação. “Estamos bastante otimistas com a consultoria. É um trabalho que tem se mostrado bastante assertivo para o desenvolvimento de ações mais alinhadas às necessidades estratégicas de cada cliente. Tem sido um grande diferencial para o planejamento das PMEs”, finaliza Marília.
Sobre a InformaMídia
www.informamidia.com.br (11) 2834 9295
A InformaMídia é uma agência de comunicação focada no atendimento a empresas de pequeno e médio porte dos mais variados segmentos da indústria e serviços. A empresa realiza um diagnóstico 360º graus da comunicação de cada cliente, oferecendo soluções customizadas que auxiliam no atingimento de seus objetivos estratégicos de marketing e vendas e atuando diretamente na geração de resultados efetivos e de longo prazo.