Tradicional empresa produtora dos biscoitos Duchen/KidLat e também detentora da rede de franquias Specialatte by Gelateria Parmalat, passa a utilizar dashboards super atualizados para tomar decisões estratégicas
São Paulo, 30 de agosto de 2016 – Aumentar a produtividade de uma empresa passa, necessariamente, por uma análise mais eficiente de processos e informações. Iniciativa que traz a possibilidade de transformar análise de dados em estratégia de negócio. Ciente disso, o Grupo Duchen, dono da fábrica de biscoito com o mesmo nome e da rede de franquias Specialatte by Gelateria Parmalat, adotou a solução TOTVS Smart Analytics, desenvolvida em parceria com a GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem, para extrair relatórios diários e inteligência dessas informações.
Antes da adoção da solução de Analytics, os relatórios de controle de produção de produtos, acompanhamento de vendas e resultados financeiros eram elaborados por meio de planilhas em Excel, com os dados imputados manualmente. Para o fechamento dos relatórios gerencias diários, cerca de cinco profissionais sêniores gastavam, em média, duas horas cada um, só com o levantamento e análise de dados.
Para realizar essa tarefa, frequentemente, eles precisam entrar mais cedo ou ficar até mais tarde na empresa, só para verificar os indicadores que reportariam à diretoria. “Além das divergências de informações, situação comum quando se trabalha com coleta manual de dados, o tempo gasto por esses profissionais não era nada produtivo”, destaca Fernando Bonacordi, gerente de projetos da Duchen e responsável pelo projeto de implantação da solução TOTVS Smart Analytics powered by GoodData no Grupo.
Com o Analytics na nuvem da TOTVS, a Duchen padronizou, inicialmente, sete reports envolvendo as áreas Comercial, Controladoria, Financeiro, Materiais, Produção, RH e TI. Bastou configurar a solução de acordo com as métricas e informações que cada setor precisava. Com isso, foram criados dashboards e relatórios integrados com o ERP TOTVS, de onde os dados necessários para consulta são extraídos automaticamente.
A facilidade da extração das informações foi automática e muito simples, fato que permitiu que as equipes responsáveis encaminhem relatórios de performance – seja sobre fluxo de produção, novos pedidos de vendas ou faturamento das lojas da Gelateria três vezes ao dia. Sem a plataforma de Business Analytics essa periodicidade seria impossível, pois seria necessário até três profissionais para coletarem informações manuais, inserirem em uma planilha de Excel e, só depois, enviar os dados para o software de gestão. E, como na maioria das vezes eram desencontradas, as informações ainda precisavam ser conferidas para, então, fazer os gráficos de análise.
“Era impossível acompanhar a produção diária dos produtos. Hoje, o envio dos relatórios é feito automaticamente para cerca de 30 gestores e diretores, que contam com esses dados confiáveis para tomadas de decisões estratégicas”, diz Adriano Lopes de Oliveira, CFO do Grupo Duchen.
Exemplos como o do Grupo Duchen demonstram a eficiência que ferramentas de Analytics trazem em curto prazo, potencializando as estratégias de futuro e aumentando as vantagens competitivas de uma empresa. “As soluções da TOTVS são aliadas das empresas para que elas elaborem sua estratégia de transformação digital. Diagnósticos inteligentes de dados em tempo real e a combinação de tecnologias, como big data e mobilidade, são fundamentais para que esse processo seja bem-sucedido. Exemplos, como a Duchen, nos indicam que estamos conseguindo apoiar nossos clientes nesse momento de transição para a Era Digital”, afirma Mario Almeida, head de mobilidade e ecofluig da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, líder absoluta no mercado de SMB, atuando com soluções de negócio para os diversos segmentos de mercado, incluindo software de gestão, plataformas de colaboração e produtividade e consultoria, sendo uma das maiores provedoras de ERP Suíte do mundo, líder na América Latina, com mais de 50% de marketshare no Brasil. Considerada a 21ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 39 países, entre filiais, franquias e centros de desenvolvimento. No Brasil, conta com 5 filiais, 52 franquias e 9 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 3 filiais, 15 franquias e 2 centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.