Programa de Gestão Pública Online oferece cursos para melhorar serviços prestados à população brasileira
Gestão Brasil foi lançado entre a iFHC (Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso) e EBS (Estação Business School). Dois cursos, que são 100% online, já estão disponíveis na internet
Buscar, por meio da educação, a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos brasileiros. Este é o objetivo do Gestão Brasil, Programa de Gestão Pública Online que foi lançado pela iFHC e EBS para capacitar servidores públicos. As aulas, que já estão disponíveis pela internet, podem ser acessadas pelos alunos-participantes a qualquer momento e de qualquer lugar. O tempo máximo para a conclusão do curso é de oito meses.
Inicialmente, dois cursos foram lançados: Gestão Estratégica e Gestão Operacional. Paulo ítalo Sales Carlos, um dos alunos matriculados no curso de Gestão Estratégica, já está no segundo módulo. Ele ficou sabendo das atividades por meio do site do iFHC e afirma que o programa será decisivo na tomada de direção de sua carreira. ?Eu sou assessor, portanto, me capacitar para ajudar nas transformações sociais que impactem positivamente na vida dos cidadãos, é meu principal desejo. Tenho certeza que o Gestão Brasil vai me proporcionar muitos aprendizados?, disse o aluno.
Aos 22 anos, Paulo ? que mora em Fortaleza ? considera como maior problema de gestão pública da sua cidade a falta de planejamento na execução de projetos e ações. ?Posso citar como exemplo o momento em que nosso país vive: a expectativa da Copa do Mundo. O Governo perdeu uma grande oportunidade de expor ao mundo uma nova imagem do Brasil, pois a imagem a ser gerada será de improviso. Não executamos como devíamos as ações necessárias para a realização do evento. Faltou planejamento e, para quem possui a mínima noção de gestão, para uma boa execução, planejamento é necessário. Se não planejamos, não realizamos?, afirma Paulo.
Para ele, o Gestão Brasil tem a capacidade de oferecer aos servidores públicos do Brasil informações e métodos que ajudem na realização de projetos e ações tanto na área estratégica como operacional. ?O povo brasileiro será o principal beneficiado deste programa de gestão pública. A plataforma do curso é magnífica, muito bem estruturada e as aulas possuem grande qualidade e alto nível de conteúdo. Estou muito satisfeito?, finaliza.
Sobre o Programa
O Gestão Brasil alia conhecimento e experiência em Gestão Pública com competência e excelência em gestão empresarial. Os cursos atendem às exigências surgidas nas duas últimas décadas, quando o ambiente socioeconômico brasileiro mudou significativamente, exercendo crescente pressão sobre a Administração Pública. Os governos, centralizados e locais, precisam crescentemente aperfeiçoar sua capacidade gerencial, tornando-se capazes de elevar a qualidade dos serviços que oferecem à população, em especial aquela mais carente. Cada curso – Administração Estratégica e Administração Operacional – é composto por 22 módulos, sendo 16 módulos de formação e seis módulos complementares.
Quem pode fazer?
Gestores públicos estratégicos: destinado aos profissionais da Administração Pública que ocupam posições mais estratégicas, com responsabilidade e capacidade de formulação de políticas governamentais, nos seus vários níveis. Como gestor público estratégico consideram-se os Chefes do Poder Executivo (governadores e prefeitos), seus auxiliares diretos (secretários, diretores e assessores), e os servidores públicos destacados para funções estratégicas na administração pública federal, estadual ou municipal. O curso destina-se também a profissionais do setor privado que prestam serviços ao Poder Público.
Gestores públicos operacionais:Este curso destina-se aos servidores públicos que, embora não ocupem posições estratégicas, são fundamentais nas operações efetivas da Administração Pública. São os funcionários públicos que desejam ? e merecem ? aprimorar a sua formação, ampliando o seu conhecimento, com o objetivo de oferecer melhores serviços públicos à população nas mais diversas áreas: segurança pública, saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outras. Este curso também se destina a profissionais do setor privado que prestam serviços ao Poder Público.