Home Mídia Corporativa ESET anuncia ganhadores do Concurso de Jornalismo em Segurança da Informação 2013

ESET anuncia ganhadores do Concurso de Jornalismo em Segurança da Informação 2013

por Agência Canal Veiculação

Brasil tem um dos ganhadores da sexta edição do concurso que tem como objetivo parabenizar os jornalistas de tecnologia e segurança de toda a América Latina

 

A ESET, líder na detecção proativa de ameaças, anuncia os vencedores do sexto concurso anual de jornalismo em segurança da Informática, uma iniciativa inédita na região que visa reconhecer o trabalho e dedicação de todos aqueles que, acreditam na importância da divulgação de informações para conhecimento da sociedade na prevenção de ataques que comprometam sua segurança na Internet.

 

Entre os diversos trabalhos apresentados por jornalistas brasileiros, Camilla Ginesi da revista Exame PME, teve seu trabalho premiado, com o título “Perigos escondidos”. Camilla irá receber como prêmio com uma câmera fotográfica e um almoço com os executivos da ESET no Brasil.

“É com muito prazer que parabenizamos uma brasileira, Camilla Ginesi, como ganhadora do concurso que ocorreu em toda a América Latina. Torcemos para que nos próximos anos, mais e mais brasileiros participem do concurso, para que tenhamos outros ganhadores locais, mostrando a qualidade do jornalismo especializado em nosso país”, afirma Camillo Di Jorge, Diretor Geral da ESET no Brasil.

 

Com as melhores classificações gerais e altos resultados nas avaliações de quase todo o júri, o prêmio de Melhor Trabalho Jornalístico em Segurança de TI foi concedido para Agustina Grasso da publicação Diário Perfil da Argentina por seu trabalho intitulado “Deep Web, o lado obscuro da internet que não conhecemos”, um relatório completo sobre a “Internet profunda”, suas características, o que oferece e também as ameaças nela existentes. Na elaboração deste relatório também participou Jonathan Aguero Cajal. O artigo está disponível em http://www.eset-la.com/pdf/prensa/concurso/677_AgustinaGrasso_DeepWeb_Perfil-AR.pdf. Como prêmio, Agustina ganhou uma viagem para Hannover, Alemanha, em março de 2014 para participar da CeBIT, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

 

Serão premiados também pela alta qualidade de seus trabalhos os finalistas de cada região em cada categoria do concurso. Na categoria jornalismo impresso, o finalista ganhador foi Patricio Meza do jornal La Segunda do Chile com o artigo “Novos Golpes Online: Com vírus especiais, ladrões conseguem invadir WhatsApp e algumas redes sociais. O ganhador da categoria jornalismo digital é Bernardita García do veículo El Mostrador do Chile com o artigos “hackers chilenos de Anonymous contam como é a luta social na web”. Já na categoria multimídia os ganhadores foram os membros da equipe do NTN24 da Colômbia, formado por Luis Quevedo, Álvaro Dávila, Ana Maria Hernandez e Andres Doncel, que produziram a matéria “As crianças estão sempre indefessas diante do “Grooming” e el “Sexting”.

 

Ainda nessa edição, os trabalhos melhor pontuados na região foram premiados. São eles: México – María Alesandra Pámanes – “O país do Malware” para o portal Reporte Indigo. Região Andina (composta por Perú, Bolivia, Ecuador e Chile) – Miguel Guerra León – “Ciberassalto na estrada” para o Jornal Perú21. Região Rioplatense (composta por Argentina, Uruguai e Paraguai) – Leticia Pautasio – Cybersecurity, a nova obsessão para a revista Mercado de Argentina. Região do Caribe composta por Venezuela, Colômbia e América Central) – Juan Fernando Lara Salas – “Negligência criminosa explora usuários em dispositivos móveis” publicado no jornal La Nación da Costa Rica.

 

Visando a melhor qualidade dos trabalhos e no julgamento para escolha do ganhador, foram convidados alguns jurados avaliaram todos os projetos produzidos e inscritos entre novembro de 2012 e outubro de 2013. Foram considerados os seguintes critérios de classificação: abordagem socialmente relevante para a segurança do computador, ou seja, considerando o tema escolhido de interesse para a comunidade; originalidade na pesquisa, processamento de informações em profundidade, a qualidade narrativa e uso adequado da terminologia técnica.

 

A mesa julgadora dessa edição foi formada por:

• Cristián Vera Cruz, Editor do Mundo en Línea – Chile

• Eugenio Velazquez, Blogger do e-Volution – México

• Mireya Cortés, Editora da PC World – México

• Pablo Wahnon, jornalista especializado – Argentina

• César Dergarabedian, Editor de Tecnología do iProfesional – Argentina

• Leonardo Correa, Editor de Next e Sociedad do jornal Clarín – Argentina

• E especialistas da ESET América Latina

 

 

Saiba mais sobre o concurso e sobre os trabalhos apresentados em: http://premios.eset-la.com/periodistas/pt/

 

# # #

Sobre a ESET

Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.

 

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

 

Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.

 

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br, o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/, ou acompanhe a ESET nas redes sociais: https://www.facebook.com/EsetBrasil e https://twitter.com/eset_brasil

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações