474
China Mobile escolhe Alcatel-Lucent para transformação estratégica de rede IP ultra banda larga
A Alcatel-Lucent e a China Mobile assinam um contrato abrangente que inclui as redes IP e a tecnologia 4G TD-LTE, abrindo o caminho para a futura virtualização das funções de rede e para os serviços baseados em nuvem
A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) e a China Mobile (CMCC), a maior operadora móvel do mundo, anunciaram hoje um contrato abrangente de um ano estimado em 750 milhões de Euros para fornecer a tecnologia que transformará o maior provedor de serviços móveis do mundo em provedor de rede all-IP ultra banda larga, abrindo o caminho para a futura virtualização das funções de rede (NFV) e para os serviços baseados em nuvem.
O comunicado coincide com uma visita do presidente da China, Xi Jinping, à França para a comemoração do 50º aniversário das relações diplomáticas franco-chinesas. A Alcatel-Lucent tem um compromisso de longo prazo com a China e está registrando o 30º aniversário da Alcatel-Lucent Shanghai Bell com uma importante atuação no setor de telecomunicações da China.
O contrato significativo de hoje baseia-se em uma relação duradoura com a China Mobile e reforça a importante função da Alcatel-Lucent na maior rede móvel do mundo. Em 2013, a China Mobile escolheu a Alcatel-Lucent para fornecer sua inovadora sobreposição da 4G TD-LTE lightRadio™, o Evolved Packet Core (EPC) e a tecnologia de pequenas células para oferecer suporte à nova rede 4G.
No Mobile World Congress de 2014, a China Mobile e a Alcatel-Lucent demonstraram seu progresso no desenvolvimento da virtualização de funções de rede (NFV) para operadoras móveis. Usando a Unidade da Banda Base (BBU) da rede de acesso via rádio (RAN) com LTE da Alcatel-Lucent para comprovação do conceito virtualizado e seu Evolved Packet Core virtualizado (vEPC) em um ambiente de vários fornecedores, as empresas demonstraram como uma rede móvel de nuvem aumenta a agilidade, eficiência e escala.
Principais fatos:
- A China Mobile é a maior operadora móvel do mundo e atinge mais de 750 milhões de assinantes em todo o país.
- A Alcatel-Lucent está presente na China há mais de 30 anos com a Alcatel-Lucent Shanghai Bell.
- O contrato torna a Alcatel-Lucent um importante provedor de tecnologia, abrangendo desde a rede IP até o acesso à ultra banda larga, incluindo, entre outros:
- A tecnologia de acesso à ultra banda larga sem fio, como a sobreposição da 4G TD-LTE lightRadio e as atualizações das redes existentes durante a preparação para a implementação da 4G TD-LTE, bem como as células femto do Metro Radio Outdoor (MRO) lightRadio, criadas em uma parceria entre a China Mobile e a Alcatel-Lucent.
- Rede IP, como o Evolved Packet Core (EPC), tecnologia de roteamento IP e transmissão óptica da próxima geração, como a tecnologia OTN 100G.
- Tecnologia de acesso à ultra banda larga fixa, como a tecnologia GPON.
- Serviços profissionais.
Comentários:
Michel Combes, CEO da Alcatel-Lucent, afirmou: “Esta é uma conquista significativa da Alcatel-Lucent e basicamente nos torna um importante provedor de tecnologia em praticamente todos os aspectos da crescente rede de ultra banda larga móvel da China Mobile. Temos trabalhado em parceria com a China Mobile ao longo de muitos desenvolvimentos na tecnologia móvel, incluindo o desenvolvimento do 4G TD-LTE. Continuamos essa estreita colaboração, à medida que a China Mobile avança para o próximo nível de ultra banda larga por meio da NFV, oferecendo suporte aos futuros aplicativos e serviços de nuvem.”
Sobre a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) A Alcatel-Lucent está na vanguarda das comunicações globais, fornecendo produtos e inovações na rede IP e na nuvem, bem como acesso à banda ultralarga fixa e sem fio a provedores de serviços e seus clientes, empresas e instituições em todo o mundo. Apoiando a Alcatel-Lucent na transformação industrial da telefonia de voz para entrega de dados, vídeos e informações digitais em alta velocidade está a Bell Labs, parte integrante do Grupo e dos institutos de pesquisa de tecnologia mais importantes do mundo, responsáveis por inúmeros avanços que moldaram a indústria de redes e comunicações. Como resultado de nossas inovações, o Grupo foi reconhecido pela Thomson Reuters como um dos cem maiores inovadores globais, além de ter sido indicado pelo MIT Technology Review como uma das 50 “Empresas Mais Inovadoras do Mundo” em 2012. Também fomos reconhecido pela inovação em sustentabilidade, sendo nomeados líder do grupo de indústrias do setor de Hardware e Equipamento de Tecnologia na análise do Índice Dow Jones de Sustentabilidade em 2013 por tornar as comunicações globais mais sustentáveis, disponíveis e acessíveis, tudo em busca da missão do Grupo para alcançar o potencial de um mundo conectado. Com uma receita de 14,4 bilhões de euros em 2013, a Alcatel-Lucent está listada nas bolsas de valores de Paris e Nova York (Euronext e NYSE: ALU). A empresa foi constituída na França e tem sede em Paris. |