Home Mídia Corporativa Playable City

Playable City

por Plantão da Redação

Recife traz um novo conceito ao Brasil:
Playable City

O projeto propõe modificar a rotina e o comportamento dos cidadãos de forma interativa, divertida e lúdica

Em abril, Recife se tornará oficialmente a primeira Playable City do Brasil, a cidade pernambucana vai ser anfitriã deste novo conceito para o país. Por meio do projeto internacional Recife: The Playable City, executado colaborativamente entre o Porto Digital, British Council e Watershed, este projeto une a criatividade de artistas com a habilidade de produtores e tecnólogos pernambucanos e britânicos. O programa teve início em Bristol, na Inglaterra, em janeiro deste ano e contou com a participação do C.E.S.A.R.

 

O Playable City é um conceito ainda em construção, mas pode ser imaginado como um contraponto à Cidade Inteligente e que remete a um local onde as pessoas, a hospitalidade e a abertura são fundamentais, permitindo que seus moradores e visitantes reconfigurem e reescrevam seus serviços, lugares e histórias.

 

Muitas cidades e até mesmo ambientes de trabalho, por exemplo, têm ações playable, mas ainda não as conhecem. No Recife, por exemplo, o Som na Rural, um carro que leva música gratuita a diversos lugares da cidade e reúne milhares de pessoas para se divertirem, é um projeto playable. Outros exemplos presentes em várias cidades é o fechamento de ruas aos domingos e feriados para entretenimento, palhaços educadores de trânsito e bibliotecas disponíveis em paradas de ônibus. O principal objetivo de projetos playable é engajar e promover atitudes lúdicas em relação aos espaços. Neste processo de criação de Playable Cities, é esperado que residentes se envolvam com a cidade e com o futuro criativo e cultural dela.

 

O programa montou um time multidisciplinar para trabalhar nas duas fases do projeto, composto por dez brasileiros e dez ingleses. Na primeira etapa, realizada em Bristol, os participantes trabalharam na definição de Playable City, estudaram exemplos de iniciativas do conceito, analisando as cidades envolvidas nos projetos e os comportamentos dos cidadãos. Tudo isso por meio de dinâmicas, oficinas e trocas de experiências entre os profissionais.

 

Um dos projetos playable de Watershed foi implantado em Bristol, o Hello Lamp Post. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para os cidadãos conversarem com os objetos da cidade e partilharem histórias e experiências locais. A aplicação incentiva o cidadão a olhar para a cidade com outros olhos e se envolver com as informações deixadas por quem se propõe a participar.

 

A segunda fase do programa será realizada de 04 a 12 de abril, na capital pernambucana e será dividida em duas etapas. A primeira será de 04 a 09 de abril, quando os participantes estarão desenvolvendo as ideias e projetos. Em seguida, de 09 a 12 de abril, a população terá a oportunidade de conhecer os projetos, por meio do showcase, no Porto Digital do Recife.

 

O C.E.S.A.R é uma das organizações associadas no Brasil que participam e auxiliam o Playable City. Por ser um centro de inovações, o conceito playable está presente também na rotina interna da empresa, como o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho, tornando o dia-a-dia dos funcionários mais divertido.

 

Para conhecer melhor o conceito do Playable City, acesse a página do programa: http://www.watershed.co.uk/pt-br/playablecity/recife/

 

SERVIÇO:

Recife: The Playable City

Data: De 04 a 12 de abril de 2014

Local: Porto Digital – Recife (PE)

 

 

Sobre o C.E.S.A.R

O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégicas de negócio conectadas com tecnologia.

 

Uma lista parcial de clientes do C.E.S.A.R inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), CHESF, Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, Bradesco, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Oi, Positivo, Samsung, Siemens e Philips VMI. Em 2012, o C.E.S.A.R realizou um total de R$ 63 milhões em projetos.

 

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do C.E.S.A.R para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.

 

 

Playable City

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações