Primeira Rede Global de Agências Locais chega para democratizar o mercado
de comunicação
LEAG reúne agências talentosas e promissoras com o conhecimento local de
cada mercado acima de 100 mil habitantes
Pensar globalmente e agir localmente é uma das máximas mais difundidas no mercado de comunicação. Foi percebendo que o mercado só realiza a primeira parte desse pensamento, que o publicitário João Fernando Camargo idealizou a
LEAG – Local Expert Agency Group, a primeira rede global de agências locais independentes, que reúne talentos em cada cidade economicamente relevante para trazer resultados mais precisos aos clientes de toda a rede. Hoje no Brasil criam-se campanhas globais, que são veiculadas até na Rússia, mas não se consegue atingir Araçatuba, aqui ao lado, com eficiência, exemplifica o CEO e chairman da LEAG, João Fernando.
A lógica da rede, que já começa com 25 agências associadas, em nove diferentes áreas da comunicação, espalhadas por 22 cidades de seis países, vai no contra fluxo do mercado brasileiro, que tem a característica de ser concentrador de verbas e abrigar agências de redes multinacionais. O mercado está concentrado, especialmente em São Paulo. Queremos democratizá-lo fazendo o movimento inverso, dando mais poder e visibilidade às agências independentes, onde quer que elas estejam… Em rede, elas se tornam muito mais fortes, garante Camargo.
Para o chairman, as agências locais podem alcançar a mesma capacidade criativa e profissional das agências dos grandes centros econômicos, mas com uma diferença fundamental, o conhecimento profundo sobre o mercado na região
em que atuam. Em sua campanha de lançamento, a LEAG mostra que pretende descentralizar o mercado por meio da valorização das agências locais: Talento tem em toda parte. Expertise local só tem quem está aí na sua cidade, diz o título, convidando as agências locais para o processo de seleção.
No primeiro momento, a rede funciona como uma curadora, avaliando as cidades com mais de 100 mil habitantes e identificando as agências mais promissoras e inovadoras. Depois de uma criteriosa análise, a agência é convidada a
integrar a LEAG. , Com isso, ela ganha mais visibilidade e capacitação em sua atuação local, tendo acesso a um ambiente de negócios onde pode trocar informações, know-how e atuar em parceria com os demais membros da rede.
Assim, pode desenvolver mais negócios individualmente ou em rede. No futuro, vamos oferecer o que nenhuma outra rede oferece, criatividade estratégica em diversas áreas, aliado ao conhecimento específico em cada micro mercado do país e fora dele. Uma verdadeira inteligência exclusiva à disposição dos clientes.
Hoje, integram a LEAG a 4 Talentos (Piracicaba), 440V (Carapicuíba), Agência Led (São José do Rio Preto), Audaz (Americana), Avalanche (São José dos Campos), Avalanche (São Paulo), Cervantes (Poços de Caldas), Dosualdo, Colucci (São Carlos), Duplo Design (São Paulo), Du Scatolin (Rio Claro), ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação (São Paulo), Factory Total (Maringá), M&A Comunicação (Ilhabela), Molotov (Taubaté), Ow Interactive (Ribeirão Preto), Perverte (Porto Alegre), Pontodesign (Curitiba), Propaganda Futebol Clube (Porto Alegre) e Zeca Consoni (Araçatuba), no Brasil; ACN & Partners (Miami, EUA); Avalanche (, Holanda); Mix Comunicaciones (Buenos Aires, Argentina); The Agency (, Estônia); Upbeat Marketing (, África do Sul), no exterior.
Mais informações: www.leagnetwork.com
Sobre a LEAG
Fundada pelo premiado publicitário João Fernando Camargo
ex-Vice-Presidente de Criação da Lowe e fundador da hotshop Avalanche,
eleita 5 vezes seguidas uma das melhores agências do Brasil pelo Hot Tops da
About e Portal da Propaganda, a LEAG Local Expert Agency Group é a
primeira rede global de agências locais escolhidas criteriosamente cidade a
cidade, mercado a mercado. Formada por agências independentes, a LEAG reúne
o melhor dos dois mundos: experts locais que conhecem como ninguém o mercado
específico e especialistas das mais diferentes áreas da comunicação.
A LEAG conta ainda com um Conselho de notáveis, os Special Advisors, que tem
a missão de auxiliar nas decisões estratégias da rede. Formam o Conselho:
Andy Law (atual Chairman da consultoria britânica Fearlessly Frank, e um dos
grandes nomes da publicidade inglesa), Carlos Chiesa (atual diretor da 440v,
ex-presidente do Clube de Criação de SP e jurado do Brasil em Cannes), Tião
Bernardi (ex-VP de Criação e membro do World Wide Creative Board da
Publicis), Hans Dammann (membro do Hall of Fame do Clube de Criação de SP e
um dos maiores criativos da história do país), Mauro Sato (atual diretor
estatutário da TV Cultura e ex-VP de Atendimento e Planejamento da McCann,
Talent , e outras grandes agências ), e Álvaro Beck (fundador da premiada
Farofa Filmes, eleita produtora do ano duas vezes seguidas na região Sul).