A Alterdata Software acaba de divulgar os resultados financeiros referentes ao primeiro semestre de 2015 com aumento de 19% da receita em relação ao mesmo período do ano passado. A companhia pretende chegar a um faturamento de R$120 milhões até o fim do ano. O desempenho foi mais acelerado em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, com 153% de expansão e um crescimento expressivo de market share na região. “A economia brasileira está vivendo um ano de instabilidade, com a maioria das empresas em grande dificuldade de manter os números do ano passado. Já a Alterdata conseguiu resultados muito positivos. O EBITIDA está em 23%, o que mostra que a empresa está crescendo e mantendo sua margem de lucro, além de ser importante para estabilização financeira e garantia de investimentos tecnológicos para os próximos anos. Tudo está sendo possível porque a Alterdata se planejou para tal,” avalia o diretor-executivo, Ladmir Carvalho
Nos últimos três anos, a Alterdata criou novos produtos e serviços, reviu as metodologias de vendas e canais, aumentou investimentos em P&D, o que gerou novas tecnologias nos produtos. Também investiu em ganhos de produtividade no suporte, aumentando expressivamente a fidelidade dos clientes. Segundo Carvalho, o crescimento aconteceu de forma orgânica, porém outras iniciativas deram excelentes resultados, apesar de ainda não estarem consolidadas no balanço, como as fusões e aquisições. A Alterdata comprou duas empresas, recentemente, e está em contato com outras 34 organizações, muitas em fase bem adiantada de negociação, o que deverá colocar a empresa em outro patamar de crescimento a partir do segundo semestre de 2015.
Como reconhecimento, a empresa acaba de entrar no ranking da revista Exame, com consultoria da Deloitte, como uma das companhias que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos. Considerando apenas o segmento de ‘Serviços de TI’, com faturamento superior a R$ 95 milhões anuais, a Alterdata ficou classificada em quinto lugar. “Sabemos o quanto é difícil crescer quando se é grande. Crescer 10% com um faturamento pequeno é mais fácil do que expandir em 10% com um grande faturamento, mas estamos conseguindo competir com os melhores. O que precisamos agora, é manter a nossa margem de lucro mesmo com este resultado, o que é outro importante desafio,” comemora Carvalho.
A companhia lançou, em junho, o seu primeiro produto internacional para não depender apenas do mercado interno e ampliar a carteira de clientes. “A Alterdata não é o tipo de empresa que fica parada reclamando. Atingimos a marca de 1.100 funcionários e cerca de 30.000 clientes ativos, conquistando aproximadamente 500 clientes novos mensalmente. A UCA, Universidade Corporativa da Alterdata, está sendo muito importante neste contexto, os investimentos feitos, no ano passado, estão retornando, pois neste primeiro semestre foram cerca de 5.000 pessoas capacitadas entre clientes e funcionários, dando aproximadamente 3.000 horas de treinamento. Outras iniciativas que têm dado muito certo são as palestras. Montamos um corpo de palestrantes, que, no primeiro semestre de 2015, ministraram 130 apresentações pelo país, contribuindo expressivamente para o fortalecimento da marca,” afirma Carvalho.
Sobre a Alterdata Software – www.alterdata.com.br
Fundada em 1989 por Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, a Alterdata Software, desenvolvedora de soluções de automação contábil, gestão empresarial, gestão comercial e imobiliária, é a quinta maior empresa brasileira de software. Com 80 bases comerciais, cerca de 1.100 colaboradores, 500 mil sistemas implantados e 30 mil clientes em todo o país, a Alterdata teve um faturamento de R$ 100 milhões em 2014. A companhia tem investido em aquisições e, recentemente, comprou a empresa Dinâmica Sistemas. A Alterdata lançou o Karoo, aplicativo de atendimento online internacional, voltado para pequeno e médio empresário. Dentre seus principais produtos, destacam-se o Pack, Shop, Bimer e Immobile. Figura no ranking de ‘Melhores Empresas para Trabalhar’, pesquisa realizada pelo Great Place To Work nos anos de 2012 e 2015, e foi eleita, pela revista Exame PME e consultoria Deloitte, uma das pequenas e médias empresas que mais crescem no país. Sua sede sustentável está localizada em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.