[box_dark]Instalação AMD – VGA[/box_dark]
Me perdoem a sinceridade, mas quando abrimos a caixa, a primeira imagem ou sensação que tivemos é que este dissipador brutal nos daria um trabalho insano e proporcional ao seu tamanho, ainda bem que não comentamos sobre isso logo nas páginas iniciais, pois estavávemos redondamente enganados.
A facilidade e a rapidez com que é feito a sua instalação vai diretamente de encontro ao poderio bélico que originou seu nome, o MK-26 possue uma tremenda e extrema manutenção e instalação, que em menos e 3 minutos pode ser levado para qualquer outra placa de vídeo.
O primeiro e mais importante passo, é limpar e deixar o chip gráfico desta beleza de Cayman brilhando e reluzente como um espelho. Livre de sujeiras, impuresas e aquela velha e massocada pasta grudenta velha. Utilizar sempre que possível para esta tarefa um bom alcool isopropílico na proporção de 98,5% de pureza. Ele não contém H²O e por isso não corremos nenhum problema de oxidação futura ou curtos por condução elétrica com alguma partícula de água que possa ter entrado nas menores fendas e quase invisíveis aos olhos.
Após tudo limpinho e brilhando, resolvemos dar uma conferida na tal chapinha (uma espécie de coldplate) que tem particularmente 2 principais funções: a primeira é de proteger o DIE do chip que é exposto (todos AMD o são) e assim evitar todo e qualquer tipo de desastre o que levaria a placa de vídeo ao lixo.
A segunda e não menos importante, é de manter um nivelamento por igual em todas as superfícieis, tanto na base quanto principalmente no soquete do chip gráfico. A moldura neste caso não deve ser retirada como acontece em alguns outros dissipadores.
O Coldplate deve ser colocado com a devida camada de pasta térmica em ambos os lados, diretamente na base do MK-26, ficar atento para os pinos guias, que só possibilitam um tipo de instalação e deve ser muito bem observado neste aspecto, pois certamente o usuário que fizer esta instalação equivocada poderá danificar o chip após com a pressão do aperto final dos parafusos de fixação do MK-26.
Não é necessário parafusos ou presilhas, o coldplate se acomoda perfeitamente na base do MK-26 e ficará pronto para qualquer tipo de placa de vídeo da AMD.
Coloque uma boa quantidade de pasta térmica PK-3 (que acompanha o dissipador )mas não cometa exageros.
E por fim, utilizar as aruelas (calços de fixação e pressão) brancas juntamente com os parafusos niquelados (os brancos que são os oxidados são para outros modelos de VGA).
Simples, fácil e rápido assim. Menos de 3 minutos cronometrados. Neste caso não usamos os heatsinks e dissipadores do MK-26 por não ter necessidade, a MSI trabalhou bem forte no enorme corpo único de dissipação dos componentes desta placa. Mas caso o usuário optar, poderá retirá-lo e fazer as devidas instalações, aliás é recomendado OK.