Home Hardware [review] Placa de vídeo MSI R7770 OC Edition

[review] Placa de vídeo MSI R7770 OC Edition

por Carlos Xandelly

[box_dark]APRESENTAÇÃO[/box_dark]

A cada nova e constante atualização o usuário fica perdido em meio a tantos nomes, códigos, termos e novas tecnologias, mas isto faz parte da evolução das tendências bem como dos novos processos de fabricação dos chips. Afim de trazer a tona um melhor esclarecimento, vale a pena comentar rapidamente sobre estes novos cógidos e ao que eles se referem especificamente, vejamos:

  • Nível de entrada = Cabo Verde = Radeon HD 7700 series
  • Nível Mainstream = Pitcairn = Radeon HD 7800 series
  • High-end level = Tahiti = Radeon HD 7900 series

A série Radeon HD7700 trata-se de um CHIP totalmente novo, e não uma atualização como alguns acabam citando equivocadamente. Ele foi lançado oficialmente em meados de fevereiro/2012 e é tratado com muito carinho pela maioria dos fabricantes, afinal este é o segmento que tem a maior fatia global de vendas no mercado consumista e voltado a desktops.

Rapidamente falando sobre esta nova ‘tecnologia’, é importante entender que existem mudanças específicas e significativas nessa família de GPUs. A arquitetura de GPU foi revista, sendo que a AMD migrou para uma tecnologia de processo de fabricação de 28nm, estas novas placas são todas PCI-e 3.0 e tem havido mudanças radicais sobre o ponto de vista direto no consumo de energia. Não para só aqui as mudanças, com o lançamento do Radeon HD 7000 série a tecnologia ou o ‘recurso’ Eyefinity também teve que ser atualizado juntamente com a versão em áudio DDM 2.0 que a partir desta geração são todos suportados nativamente.

Mais adiante falaremos dentro dos testes sobre estas novas mudanças e também sobre o GCN que acabou ficando muito mais eficiente.

O interessante deste novo conceito cai sobre o consumo de energia, ao qual a placa acaba batendo um pico máximo de singelos 80 watts, algo muito pequeno mesmo quando comparado com as velhas combatentes da série HD5000 e até mesmo a série HD6000 nem não velha assim. E se achar que o consumo ainda está alto, calma lá, quando a placa entra em modo de repouso ou quando não se está utilizando o modo gráfico 3D, por exemplo redigindo este review ou navegando na WEB seu consumo cai para pouco mais de 20 watts. Com certeza o bolso do usuário notará uma enorme diferença ao fim do mês em sua conta de energia.

O Fabricante recomenda o uso de uma fonte com 450 watts de potência real de boa qualidade. Não é necessário mais do que isto. Mas vamos caminhando que apenas abrimos esta análise e nem chegamos ainda no produto e na sua embalagem. Temos um longo caminho a frente !

[box_dark]EMBALAGEM[/box_dark]

A embalagem é bem trabalhada visualmente e não peca com informações e detalhes carregados. O novo visual do Afterbuener ao lado esquerdo é show de bola. Sua embalagem poderia acompanhar o tamanho da placa e economizar alguns dólares a mais por isso.

Na parte de trás, os detalhes bem colocados com logos e especificações detalhadas. A MSI deixou um aspecto bem clean mas com todos os dados que o usuário gostaria de ver numa primeira conferida.

Os acessórios inclusos um cabo adaptador energia molex 2, manuais, cd de instalação, 1 conector DVI VGA e 1 cabo mini-HDMI/HDMI

O design ficou extremamente agradável, a R7770 OC Edition ao vivo nem parece se tratar de uma placa de entrada. Um aspecto muito bonito mesmo.

Você também pode gostar

2 comentários

Mcalixt 26 de abril de 2014 - 20:07

Muito bom o review. Voces contribuem valorosamente para os leigos que gostam de conhecer um pouco mais o que está comprando. Acabei de comprar uma e voces realmente não me deixaram sentir dor no bolso. :) Parabéns!!! Continuem fazendo esse trabalho que tem elevado muita gente.

Responder
Carlos Xandelly 28 de abril de 2014 - 09:17

muito obrigado, contamos com sua participação.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações