[box_dark] NÍVEL RUÍDO SONORO – CONTROLE DE ROTAÇÕES[/box_dark]
Ao final dos testes montaremos uma tabela gráfica para facilitar a visualização dos resultados obtidos. A metodologia aplicada segue aos demais testes de FANs no OverLAB, consistindo basicamente em aferir as velocidades e a tomada do nível sonoro usando um bom e calibrado decibilímetro, para tanto, como não possuímos uma camera de som, inicialmente tomamos o nível sonoro ambiente afim de ter como ponto de partida. Após, basta subtrair os resultados obtidos deste ponto inicial chamado de Ponto A e teremos o nível de ruído sonoro em diversas tomadas com diversas rotações.
Segue na prática os resultados…
Literalmente arrasador. A FAN não consegue parar em pé a não ser que tenha algo escorando ou segurando a mesma. Embora o fabricante mencione o fluxo em 79 CFM a impressão de que temos devido a esta alta pressão estática é de que a FAN trabalha com valor muito mais alto de fluxo de ar, resultado operacional de sucesso deste projeto em relação as 2 tecnologias patenteadas e que descrevemos na página anterior.
O fabricante menciona na descrição técnica um nível sonoro máximo e mínimo enre 13.4 – 19 dBA (mas com utilização da FAN em pleno funcionamento instalada no Dissipador). Em nossos resultados os níveis ficaram dentro do esperado e conforme o mencionado, sendo a tomada máxima de 21,5dB e o menos em 2dB. Vale salientar que até 15dB a FAN praticamente não existe no sentido da palavra, só é percebida que está em funcionamento pelas rotações das hélices e pela sua vazão de ar. Caso contrário, por exemplo, dentro de um gabinete, até esta rotação o usuário não notará nenhuma presença de FAN em funcionamento.
Em funcionamento máximo operacional, atingiu-se 21,5dB, e novamente aqui a FAN recebe a maior nota de avaliação possível levando-se em conta a pressão de 1.21 mm H2O, o nível sonoro e a rotação de 1.200RPMs. Realmente é de impressionar seus resultados principalmente quando se fala que trata-se de uma FAN de 140mm e que tem tão somente 1200RPMs.
Calma, ainda não chegamos à metade dos testes, então vamos poupar um pouco de elogios e rumo a bancada.