Teste de Acústica Sonora
A metodologia deste teste é simples e bastante eficaz, com uma margem de erro muito pequena quando comparada aos testes mais extremos realizados em laboratórios e câmaras de acústica. Consiste em calibrar o decibilímetro com o som (ruído e nível sonoro) ambiente e depois isolar a sua ponta dentro dos cups do headset e depois aferir novamente o nível encontrado. Simples, rápido e eficaz ! Seria então a prova dos 9 ? podemos dizer que sim.
Afinal em todos os slogans e marketing de trabalho está lá na cara dos usuários: Redução de até 30dB de nível sonoro do ambiente. Seria isto possível então? Vamos para a prática.
Primeiramente, marcamos o ponto inicial de partida, ou seja, o ruído do nosso laboratório, o som ambiente.
E neste dia podemos ir já falando que estamos um tanto quanto barulhentos…afoitos talvez…afinal adoramos estes tipos de testes que confrontam com os anunciados pelos fabricantes. O ponto inicial tirado (3x seguidas) foi decidido pelo maior deles 73.3dB , a esta ponto daremos o valor de X.
Depois isolamos por completo (ou pelo menos tentamos), colocando a ponta de captação do decibilímetro totalmente envolto dos cups e fazendo uma ligeira pressão (nada anormal) para o cenário ser muito parecido com o que o usuário sentirá com o headset na cabeça. A este valor encontrado daremos como ponto Y, e após 3 aferidas, decidimos pelo maior deles também, 45.9dB.
Informações do Fabricante
Testes do OverLAB
Redução real de 27.4dB
[box type=”success” width=”450″ ]É ‘sra’ ASUS não foi desta vez que vamos puxar suas orelhas….bem longe…novamente as informações e especificações são reais e atendem 100% a conformidade com os testes práticos. Ficamos para uma próxima talvez….quem sabe não é? Mas desta vez, tiramos o chapéu para o Echelon Camo Edition.[/box]
Testes de Fidelidade Sonora
Seguimos o mesmo padrão adotado nos testes de outros headsets que recebemos ao longo dos últimos tempos. Usamos um ‘vídeo’ do youtube para baixa frequência e alta, depois outro por impedância de sons e fidelidade nas diferentes faixas. Todos estes vídeos podem ser conferidos < neste link > e que são usados inclusive em competições sonoras.
A resposta foi ótima, e temos os seguinte resultados:
- sensação perfeita de ruídos e sons de andar (pisadas)
- barulho de tiro perfeito
- nível de 0,81 de capacidade de volume sonoro audível, numa escala até 1,00
- graves: sem distorções consoantes ou salientes aos sensores
- agudos: fidedignos a sua fonte de origem
- Volume Final de altura: 0,62 numa escala de até 1,00
Enfim, em outras palavras, este é o tipo de fone que o usuário não encontrará aquele som de balançar e fazer estremecer as cadeiras e cérebro. O volume é bom e satisfatório, mas o que impressiona é a qualidade do realce nos jogos, os ruídos são realmente ‘sentidos’ e captados. Desde o andar macio e na moita até as corridas ligeiras de uma boa pegada. O tiro é super forte e realmente parece que aconteceu ali do lado.
Quanto ao seu uso para audio, ele é muito bacana, nada de apelos pela altura, mas sim, o fabricante optou pelo prazer da fidelidade sonora. Proporcionando assim, um prazer imensurável no som curtido ao longo das horas com seu uso.
[divider]
Comentários Finais
Acreditamos que não seja necessário enfatizar a questão da qualidade encontrada não é não? Os produtos da Asus recebem (acredito eu) uma rigorosa vista mais fina e mais voltada a qualidade e a construção dos seus diversos produtos em diversos segmentos. Nestes bons anos de testes e artigos, quase não encontrei falhas ou algo que realmente pudesse comprometer o nome e a marca “ASUS” ! Poxa, também pudera, o fabricante não seria besta e irresponsável eloquente de lançar um produto meia boca no mercado só por falar que lançou. Muita coisa existe em jogo por trás e sem dúvidas uma destas é o nome e o sério comprometimento que foi adquirido com seus usuários ao longos dos últimos 10 anos (ou mais)….
Mas é assim, no geral, sentimos satisfeitos com as devida saliências para o lado positivo a construção, componentes e ao design super arrojado. A ressalva fica apenas para a questão do microfone que é sensível demais e qualquer mosca passando por perto parecerá ao ouvinte um turbilhão de zangões rumando ao horizonte…. pode até ser que num ‘ghetto’ meio improvisado com uma espuma isso diminua. Mas este não é nosso objetivo aqui. Ou até mesmo para os mestres do audio e vídeo, fazendo alguns ajustes e acertos nos programas melhore considerávelmente. Não que isto seja um problema, mas para quem não quer ficar tão ‘exposto’ ao menores ruídos, é bom tomar cuidado… o menor sussurro com certeza será muito bem ouvido e notado.
O seu uso por mais de 3 horas seguidas, não foi incômodo e tão pouco chegou a ‘cansar’. O calor embora seja sentido num suor que é comum, seguiu a mesma sensação de outros headsets deste porte, nada anormal nem para mais nem para menos.
A qualidade sonora e a todos os outros aspectos analisados e documentados através das imagens nos fez sentirmos bastante seguros em indicar esta ótima opção para os gamers que gostam da ASUS e que procuram por um headset bom e sem necessário para isso investir um rio de dinheiro. O seu valor de mercado nacional está entre R$ 330 e R$ 380 dependendo da loja e do Estado.
Agradecemos ao pessoal da Asus por toda ajuda e suporte em nosso trabalho.
Dúvidas, criticas ou sugestões, por favor, mande ai pra baixo !