Layout, recursos e qualidade de construção – Parte 2
Sobre o VRM do CPU, estamos falando de uma unidade de 6+1 fases DIGI+ com 3 mosfets por fase. Tal design (DIGI+) tem sido utilizado pela ASUS em suas placas-mãe mais recentes e o mesmo tem algumas vantagens sobre soluções conhecidas (e consagradas) de outros fabricantes como a da Volterra, podemos enumerar as seguintes vantagens do DIGI+:
- Menor temperatura de operação.
- Possibilidade de alterar os componentes usados em prol de aumentar a corrente máxima suportada pelo VRM ou melhorar a qualidade da energia.
- Possibilidade de alterar com maior precisão via UEFI ou mesmo por software (on-the-fly) ajustes como LLC, Frequência de operação do VRM, OCP, entre outros…
Isso é uma grata surpresa para todos nós, pois antes essa tecnologia era restrita a placas de custo mais elevado e agora a ASUS está trazendo a mesma para placas mais acessíveis…Definitivamente uma atitude digna de elogios!
Em nossos testes, tal VRM se saiu muito bem nos testes mesmo quando fortemente exigido! Não colocamos nem mesmo um fan soprando diretamente sobre os mosfets pois queriamos ver o quão bem ele “aguentaria o tranco” nos testes com overclock e se as temperaturas sairiam do controle com essa situação adversa (ventilação deficiente). O resultado é que a placa aguentou o tranco (como veremos mais adiante) e que o VRM permaneceu em temperaturas bem aceitáveis dadas as condições de teste.
O VRM é de uma fase com 3 mosfets e 4 capacitores para filtrar a tensão do vdimm. Definitivamente isso não se mostrou um problema ou limitante na hora de fazer overclock nas memórias como veremos mais adiante.
Com relação ao espelho traseiro, temos os seguintes itens:
1 x PS/2 keyboard/mouse combo port(s)
1 x DVI
1 x D-Sub
1 x HDMI
1 x LAN (RJ45) port(s)
2 x USB 3.0
4 x USB 2.0
1 x Optical S/PDIF out
6 x Audio jack(s)
E ai aparece outra limitação do A55 perante o A75, a falta de suporte a USB 3.0 nativo! Essas duas portas USB 3.0 são na verdade fornecidas por uma controladora ASMedia ASM1042, enquanto que as portas USB2.0 são fornecidas pelo A55.
Para a conexão de vídeo são oferecidas 3 tipos de saídas, o que praticamente garante a compatibilidade com qualquer monitor desde o mais novo e moderno LCD até os antigos CRT’s.
A ASUS empregou capacitores sólidos em toda a placa, o que é muito bom! Os capacitores usados são japoneses fabricados pela FPCAP.