Home Hardware [review] Asus DirectCU II TOP – GTX 680

[review] Asus DirectCU II TOP – GTX 680

por Aramys T O Campos


[box_dark]Metodologia[/box_dark]

Muitos dos jogos testados já tinham uma ferramenta embutida de benchmark, portanto nesses casos foi rodado o teste e tirada uma screenshot do resultado do benchmark. (Dirt3, Sleeping Dogs e Batman Arkham Asylum).
No caso de Crysis 2, utilizamos uma ferramenta que roda um determinado “timedemo” do jogo e depois temos o resultado.

Por fim, os jogos que não possuiam ferramenta de bench (Alan Wake, Battlefield 3, Metro 2033, Max Payne 3, Call of Duty: Black Ops 2 e Medal of Honor: Warfighters,) fizemos uma medição utilizando a ferramenta FRAPS para analisar o FPS de uma determinada cena por cerca de 2 minutos, para ter o resultado do mínimo, máximo e média.

E que tal “forçar” um pouquinho a placa de video com um overclock e ver como os jogos reagem a um aumento de frequência? No caso elevamos o clock da GPU de 1137 MHz para 1320 MHz e o clock das memórias foi elevado de 1502 MHz para 1752 MHz.

P.S: O jogo Batman Arkham Asylym foi testado com o PhysX ligado e depois desligado para uma comparação mais correta com as placas Radeon que não possuem PhysX.

[box_dark]Algumas considerações sobre FPS[/box_dark]

O que é esse tal de “FPS” ? O que ele influencia? O que significa exatamente? Afinal quando queremos saber se um jogo está “rodando bem”, sempre analisamos o FPS dele e o objetivo é sempre rodar o jogo com a melhor qualidade de imagem possível e numa velocidade decente.
Aí temos um grande dilema. Sempre que aumentamos a qualidade do visual dos efeitos de um jogo, esse brilho nos olhos tem seu preço a ser pago, nesse caso a performance com que o game vai rodar.
FPS significa “frames per seconds” ou quadros por segundo, e é o número de quadros que uma placa de video consegue renderizar a cada segundo. Quanto maior esse número, mais suave e “liso” o game irá rodar na sua máquina.

[box_light]

Game rodando abaixo de 30 FPS -> Jogabilidade comprometida e muito limitada.

Game rodando entre 30 e 40 FPS -> Digamos que está no limite para que seja “jogável”.

Game rodando entre 40 a 60 FPS -> Jogo está rodando bem e não terá jogabilidade comprometida por conta de performance.

Game rodando acima de 60 FPS -> Você está no Céu !!! Jogabilidade perfeita, game rodando com fluidez. É o “nirvana” para se jogar um jogo.

Game rodando acima de 100 FPS -> Ou você tem um MONSTRO de GPU na sua máquina ou o jogo é muito velho!!!!

[/box_light]

Uma comparação visual abaixo. Prestem bem atenção nas diferenças entre 15 FPS, 30 FPS e por último 60 FPS.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações