As varejistas associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) acreditam que vestuário, calçados e acessórios estarão no topo dos itens mais procurados pelos consumidores na Black Friday e no Natal. “Estes itens permitem opções para todos os “bolsos” e as pessoas querem se confraternizar e presentear seus colegas de trabalho e seus entes queridos”, explica Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.
De acordo com a ABVTEX, o varejo de vestuário está atendendo a uma demanda que estava represada. “Na medida em que as lojas estiveram fechadas por muitos meses e a compra de vestuário não foi o foco do consumidor naquele momento, que se voltou mais para a alimentação, cuidados com a saúde, itens de bem-estar, reforma e decoração da casa”.
Com a entrada do Verão e a proximidade das férias há motivos para aquisição de uma peça nova que represente esta nova estação. “Além disso, o vestuário infantil necessita de renovação acompanhando o crescimento das crianças”.
O varejo de moda acredita na retomada do consumo nas lojas físicas. “As pessoas valorizam muito a experiência lúdica de compras que as lojas possibilitam, variedade de produtos, tocar as peças e provar”, exemplifica Lima.
Em paralelo, as varejistas estão bem atentas ao crescimento que o comércio online teve na pandemia. Para o executivo da ABVTEX, o varejo vem realizando investimentos em melhoria da tecnologia e nos canais de comunicação para simplificação do processo de compras online e redução de atritos na relação entre consumidores e marcas. “Estas ações se refletirão diretamente nos resultados da Black Friday para as redes de varejo de moda pois o cliente quer encontrar o produto certo e boas ofertas com garantia de entrega e segurança nos meios de pagamento, facilitados com a entrada do PIX.”
“Com o desenvolvimento de provadores virtuais e a captura de informações dos consumidores para uma oferta assertiva e personalizada, o processo de compra online tem oferecido cada vez mais conveniência ao cliente. As questões logísticas também vêm sendo intensamente trabalhadas pelo varejo com a busca de novos parceiros e formatos de entrega, acuracidade e interação entre o meio físico e online para aquisição e retirada de produtos, ou trocas”, conclui.
Website: https://www.abvtex.org.br/