Home Empreendedorismo Tipos de marketing: as mais utilizadas pelas empresas brasileiras

Tipos de marketing: as mais utilizadas pelas empresas brasileiras

por admin

Os profissionais do marketing nunca ficam parados.Tem sempre um conteúdo novo para ler, um conceito novo para estudar, uma estratégia nova para aplicar.

Pois, o marketing acompanha as mudanças de comportamento da sociedade e precisa estar sempre se adaptando. É por isso que existem tantos tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores.

1. Marketing Digital
Esse tipo de marketing tem sido um dos mais utilizados. Marketing Digital são as estratégias realizadas no ambiente online, que incluem o Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais e de Busca, por exemplo.

Portanto, o marketing está se voltando para o digital, já que as pessoas passaram a consumir conteúdos na internet, deixando de lado veículos tradicionais como TV e rádio.

2. Marketing Offline
Já o Marketing Offline (ou Marketing Tradicional) envolve todas as ações fora da internet, como anúncio em jornal, distribuição de brindes e telemarketing, por exemplo.

Apesar de as verbas do marketing estarem migrando para o digital, a tendência é que as ações se tornem cada vez mais integradas, sem essa barreira entre online e offline.

Na hora da compra, por exemplo, a integração entre as lojas online e física oferece uma melhor experiência ao cliente.
https://www.legions.biz/blog/planejamento-marketing-digital/

3. Outbound Marketing
É preciso observar os exemplos citados no Marketing Offline.. Em todos eles, a marca vai atrás do consumidor com um anúncio, uma conversa ou uma ligação. Outbound Marketing é isso: uma abordagem ativa das empresas para conquistar novos clientes. Uma prospecção de vendas ativas.

Porém, essa estratégia está sendo questionada atualmente, pois ela sempre interrompe alguma atividade do dia a dia do consumidor, o que gera uma percepção negativa da marca.

4. Inbound Marketing
Em contraposição ao Outbound, o Inbound Marketing ganha força. Em vez de invadir a rotina das pessoas, o Inbound se utiliza de estratégias para atrair o consumidor com conteúdos relevantes para ele e, então, convertê-lo em cliente.

Não por acaso, essa vertente do marketing também é conhecida como Marketing de Atração, que pode se complementar com o Outbound para obter os melhores resultados.

5. Marketing de Conteúdo
Com o crescimento do Marketing Digital e do Inbound Marketing, algumas estratégias se fortaleceram como meio de alcançar o sucesso na internet.

Uma delas é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos relevantes e valiosos para a persona, com o objetivo de engajá-la ao longo da sua jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca.
https://www.legions.biz/blog/tipos-de-marketing

Entretanto, esses conteúdos são oferecidos nos mais diversos formatos, em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos, webinars.

6. Marketing de Performance
Os números são os maiores aliados do Marketing de Performance. Nessa vertente do marketing, o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha se baseiam em dados, com o objetivo de embasar as decisões, otimizar os investimentos e gerar melhores resultados.

Diante disso, o Marketing de Performance se preocupa essencialmente com o ROI — afinal, são os resultados financeiros que demonstram o real impacto das estratégias no negócio.

7. E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma ferramenta essencial do Marketing Digital. Enviar conteúdos e ofertas por e-mail serve para aproximar-se do consumidor, direcioná-lo para o site e conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra.

Para isso, porém, é preciso obter autorização para fazer os envios. Depois, a segmentação da base de e-mails e a personalização das mensagens tornarão a estratégia mais relevante.

8. Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn: essas são as 4 redes sociais mais usadas atualmente. E, se os consumidores estão usando, as marcas também devem estar lá para informar, observar e interagir com o seu público.

Além de um ambiente de relacionamento, as redes sociais oferecem também plataformas de anúncios que permitem alcançar o consumidor com mais precisão.

9. Remarketing
Também chamado de Retargeting, consiste em impactar com um anúncio um usuário da internet que tenha realizado alguma ação prévia, como abandonar o carrinho na loja virtual ou acessar uma página específica do site.

Serve para atrair novamente alguém que já demonstrou interesse em algum produto ou conteúdo — e gera boas taxas de conversão.

10. Marketing Estratégico
É a área do marketing, dentro de uma empresa, que se ocupa com as decisões estratégicas de longo prazo da marca.

Geralmente, é uma atividade que diz respeito à gerência da empresa, que está mais preocupada com os resultados do marketing para os objetivos do negócio.

11. Marketing de Produto
É uma vertente do marketing cujo foco é gerar demanda para o produto. Para isso, é preciso definir seu posicionamento no mercado, diferencial competitivo, público-alvo e estratégias de venda, de maneira que seja interessante para os consumidores.

Por isso, o Marketing de Produto se torna essencial no lançamento de um novo produto ou na inserção em um novo mercado – o que demanda um planejamento específico de como posicioná-lo.

12. Marketing de Serviços
Diferentemente do que se possa pensar, o Marketing de Serviços não é a mesma coisa que o de produto, só que para serviços. Ele engloba, na verdade, as estratégias de prestação de serviços ao consumidor, como as vendas, o SAC ou a personalização de produtos.

Entretanto, um atendimento ao cliente de qualidade impacta positivamente na imagem da marca e pode ser um diferencial no mercado competitivo atual.

13. Marketing de Massa
Por muito tempo, o marketing desconsiderava que as pessoas tinham comportamentos, necessidades e gostos diferentes: elas eram consideradas uma massa homogênea.

Desta forma, no Marketing de Massa, os produtos e as estratégias de divulgação são padronizados para todos os consumidores — o que atualmente está em desuso.

Website: https://www.legions.biz/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário