A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, acaba de instalar na planta de Pindamonhangaba da Novelis, a principal fabricante de produtos laminados planos e a maior recicladora mundial de alumínio, uma base logística para fazer de forma integrada a gestão e transporte de toda a carga produzida pela unidade.
O contrato, com duração de dois anos e renovável, foi firmado no fim do segundo semestre de 2019 e é resultado de um meticuloso processo em que a Santos Brasil concorreu com alguns dos maiores players globais do setor logístico. Segundo Wagner Toffoli, diretor comercial logístico da Santos Brasil, a empresa teve ao seu favor uma proposta técnica e robusta do ponto de vista operacional, que contemplou a integração de ativos, segurança e tecnologia sob o mesmo escopo. Além desses fatores, contaram a favor a cultura de compliance da empresa e o know-how prévio no atendimento a outros clientes.
Para atender a siderúrgica, a Santos Brasil concebeu, em tempo recorde, um sistema integrado de logística com uma torre de controle que permite toda a coordenação de fluxo de carga intraporto – importação, exportação e cabotagem – da fábrica em Pindamonhangaba para o Porto de Santos e vice-versa. A integração contempla toda a movimentação no pátio da unidade, gestão do estoque, controles operacionais e, ainda, a gestão dos armazéns que alimentam as linhas de produção.
Os serviços prestados pela operadora foram customizados para atender a todos os perfis de matéria-prima e produtos da empresa, com gestão dos modais, em especial o ferroviário, a partir de um ramal construído pela siderúrgica em sua planta especificamente para atender a demanda.
Geração de empregos e sustentabilidade
Para a nova operação, a Santos Brasil contratou cerca de 40 profissionais, selecionados e treinados seguindo os rigorosos padrões da Companhia. Com esse time, além dos serviços logísticos integrados, também será criado um inventário sobre as operações para quantificar a redução de emissões de carbono, uma vez que o modal ferroviário impacta menos que o rodoviário.
Para Toffoli, segurança, redução de custos e operações mais sustentáveis são essenciais para este modelo de logística que visa os fluxos de inboud e outbound centralizados nos terminais da Santos Brasil e concentrados no modal ferroviário de e para planta. “Operações logísticas como as implementadas na fábrica de Pindamonhangaba são os grandes drivers de crescimento da Santos Brasil, pois significam operações mais complexas e completas, além de confirmar o foco “do porto à porta” da companhia”, afirma.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.
Website: http://www.santosbrasil.com.br